Auxílio Brasil: Caixa anuncia suspensão do consignado
Consignado do Auxílio Brasil passou a valer de fato em outubro de 2022, e já foi suspenso em algumas ocasiões durante o governo BolsonaroA Caixa Econômica Federal anunciou que está suspendendo oficialmente o consignado do Auxílio Brasil no banco. A informação foi confirmada pela nova presidente da instituição, Rita Serrano, durante o seu evento de posse na quinta-feira (12). Ela estava ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando fez o anúncio.
“Nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio [Brasil], por duas razões. A primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então, como o ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não”, disse ela.
“E a outra razão é que de fato os juros para essa modalidade consignada é um juros muito alto, então nós estamos também suspendendo para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros”, acrescentou.
Esta suspensão não tem nenhum impacto no processo de pagamento do crédito das pessoas que já solicitaram e receberam o dinheiro. Deste modo, os usuários que já estão dentro do sistema seguirão tendo os descontos na folha de pagamentos do novo Bolsa Família neste mês de janeiro de 2022.
Anistia
Serrano foi questionada sobre a suposta possibilidade de anistia para as pessoas que já solicitaram o consignado e possivelmente tenham se endividado. Ao contrário do que vinham indicando alguns membros do Ministério do Desenvolvimento Social, ela disse que não há possibilidade de perdão das dívidas.
“Olha, nós não trabalhamos com essa perspectiva (anistia aos endividados), até porque, perdão dos devedores, o banco não tem como fazer isso”. Contudo, ela disse que poderia trabalhar para ajudar as pessoas a saírem desta situação de endividamento de outras formas.
Em entrevista recente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que o novo governo poderia inserir as pessoas endividadas no programa Desenrola. Trata-se de um projeto que pretende ajudar os cidadãos que possuem dívidas, e que precisam limpar os seus nomes.
O consignado do Auxílio Brasil
O consignado do Auxílio Brasil funciona como uma espécie de empréstimo voltado para os cidadãos que fazem parte do programa. Indivíduos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o saldo caso solicitem.
Ao solicitar o dinheiro, o cidadão passa a ter que quitar a dívida na forma de descontos mensais nas parcelas do benefício social. Caso o indivíduo seja excluído do programa, ele passa a ter que pagar a quantia com o dinheiro do próprio bolso.