Auxílio Brasil: veja a definição para o calendário de novembro

Governo já divulgou a definição sobre o calendário de pagamentos do mês de novembro para o Auxílio Brasil. Veja detalhes sobre as datas
- Anúncio -

Depois do resultado das eleições presidenciais, alguns usuários do programa Auxílio Brasil estão apreensivos quanto ao processo de pagamento do programa daqui para frente. Ao menos neste primeiro momento, não há motivos para preocupação. Os repasses do benefício estão confirmados para os próximos dois meses.

Há agora uma expectativa para o calendário de pagamentos do programa. Antes das eleições, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, chegou a dizer que anteciparia as datas do mês de novembro do Auxílio Brasil. Contudo, o Ministro não voltou mais a falar sobre o assunto. Assim, ao menos até segunda ordem, segue valendo  calendário regular:

17 de novembro: Usuários com NIS final 1
18 de novembro: Usuários com NIS final 2

21 de novembro: Usuários com NIS final 3
22 de novembro: Usuários com NIS final 4
23 de novembro: Usuários com NIS final 5
24 de novembro: Usuários com NIS final 6
25 de novembro: Usuários com NIS final 7

28 de novembro: Usuários com NIS final 8
29 de novembro: Usuários com NIS final 9
30 de novembro: Usuários com NIS final 0

O fato é que o Ministério da Cidadania está optando pelo silêncio desde o resultado das eleições do dia 30 de outubro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu se reeleger e não estará no comando do país entre os anos de 2023 e 2026.

Desde então, boa parte dos ministros de estado não estão mais falando sobre os seus projetos e planos de governo.

Vale lembrar que antes das eleições, o Ministério da Cidadania optou por antecipar os calendários dos meses de agosto e outubro deste ano. Existia uma promessa de antecipar o calendário de novembro e dezembro também, mas para tanto seria necessário publicar a modificação no sistema do Diário Oficial da União (DOU), o que não aconteceu até aqui.

Anomalia do calendário do Auxílio

Caso não antecipe o calendário de pagamentos de novembro, o Governo Federal seguiria criando uma espécie de anomalia nas contas dos usuários do Auxílio Brasil. Afinal de contas, poderia se formar um espaço grande entre duas liberações.

Como dito, o repasse de agosto foi antecipado para a primeira quinzena do mês, mas a liberação de setembro, manteve as datas regulares. O cidadão recebia mais cedo em um mês, e recebia nas datas naturais no mês de seguinte.

Assim, o usuário tinha que esperar quase 40 dias para conseguir pegar o saldo novamente. O dinheiro que deveria durar um mês, precisava ser esticado por mais tempo.

Caso não antecipe os repasses de novembro, a anomalia se repetiria, com os usuários tendo que esperar quase um mês e meio para voltar a receber o dinheiro do benefício.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis