Bolsa Família antecipado para o dia 20 aos moradores do litoral de São Paulo
O saque calamidade também será liberado pela Caixa EconômicaTodas as famílias que estão inscritas no Bolsa Família e são residentes nas cidades do litoral de São Paulo atingidas pelas fortes chuvas têm um alento do Governo Federal. O motivo foi comunicado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, na segunda-feira.
O pagamento do Bolsa Família para essas famílias será unificado para o dia 20 de março.
“Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”, disse o ministro Wellington Dias, segundo a assessoria de imprensa da pasta.
O governo federal determinou uma força-tarefa envolvendo diversos ministérios para prestar as ações de emergência à população atingida neste final de semana pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo.
Cidades que vão receber benefício
Ao todo, seis cidades decretaram calamidade pública e vão ter a unificação do Bolsa Família:
- Guarujá;
- Bertioga;
- Caraguatatuba;
- Ilhabela;
- Ubatuba;
- São Sebastião.
O ministério informou que está em contato constante com os municípios que decretaram emergência ou calamidade e tomando providências para o pagamento do Bolsa Família com flexibilidade.
Saque-calamidade do FGTS
Os moradores destas seis cidades também serão beneficiados com o saque do FGTS. A Caixa Econômica vai pagar R$ 6.220 para essas pessoas. A Caixa Econômica já disponibilizou, o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por calamidade decorrente das fortes chuvas, entre outras situações de calamidade.
Como solicitar
Para realizar o saque não é necessário comparecer à uma agência da Caixa. A solicitação pode ocorrer através do aplicativo FGTS:
- Entre no app do FGTS e vá na opção “Meus saques”;
- Selecione “Outras situações de saque” e clique em “Calamidade pública”;
- Informe o município em que você mora;
- Encaminhe os documentos solicitados: foto do documento de identidade e comprovante de residência. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a), é necessário ainda enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável;
- Selecione no aplicativo a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco e envie a solicitação;
- Pronto! O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Vale lembrar que, após a liberação do dinheiro do FGTS, o prazo para retirada é de até 60 dias.