Bolsa Família: pagamentos são retomados na próxima semana

Governo Federal deve realizar os pagamentos da nova rodada do Bolsa Família a partir da próxima semana. Confira o calendário divulgado pelo Ministério

O Governo Federal está se preparando para relançar o programa Bolsa Família na próxima semana. Segundo as informações oficiais, o benefício social deverá ser retomado a partir do próximo dia 20, com uma nova roupagem, além de novas regras e novos formatos de pagamentos.

Mas ao menos do ponto de vista do calendário, não há nenhuma mudança à vista. Segundo as informações oficiais, os cidadãos receberão o saldo nos 10 últimos dias úteis do mês, assim como acontecia normalmente com o Auxílio Brasil. Os repasses ocorrem com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão.

Abaixo, você pode conferir o calendário oficial de março do programa Bolsa Família:

  • Usuários com NIS final 1: 20 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 21 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de março (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 27 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 28 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de março (sexta-feira).

Segundo o Governo Federal, as pessoas que devem receber o saldo em uma segunda-feira, terão o pagamento antecipado para o sábado imediatamente anterior. Por exemplo, os cidadãos com NIS final 6 recebem oficialmente na segunda (27), mas o dinheiro estará na conta desde o sábado (25).

Destaques sobre *** por e-mail

Em regra geral, cada usuário tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Não é necessário usar toda a quantia dentro deste prazo, mas é importante realizar ao menos uma simples movimentação para que o Governo entenda que o cidadão realmente precisa da quantia.

Movimentando o Bolsa Família

Como dito, os pagamentos de março do Bolsa Família ainda não começaram oficialmente, mas os usuários já podem procurar saber como vai funcionar a movimentação dos saldos.

Segundo as informações oficiais, não é necessário sair de casa para usar a quantia. Através do sistema do app do Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saques em casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos.

Se preferir, o cidadão também pode movimentar o dinheiro do Bolsa Família através dos cartões do Auxílio Brasil. Dados mais recentes apontam que mais de 8 milhões de pessoas receberam o dispositivo em questão no decorrer do ano passado. Tais cartões não perderam a validade e ainda podem ser usados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis