Bolsa Família: posso solicitar um novo cartão?

Usuários que não têm o cartão do Bolsa Família querem saber se podem solicitar o cartão do programa social para movimentar o saldo
- Anúncios -

O Governo Federal está seguindo neste mês de janeiro com os pagamentos do seu Bolsa Família. Parte dos 21,9 milhões de usuários aptos ao recebimento do benefício já podem movimentar o dinheiro do programa. Para tanto, basta usar os cartões do antigo Auxílio Brasil.

Mas o que acontece com as pessoas que não têm este dispositivo e não possuem mais o cartão do antigo Bolsa Família? É possível solicitar um cartão? Segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome a resposta é não. E não há necessidade de possuir este dispositivo por enquanto.

- Anúncios -

Quem não tem nenhum cartão, também pode movimentar o dinheiro do Bolsa Família através do sistema do app Caixa Tem. Pelo aplicativo, o cidadão consegue pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Membros do novo Governo Federal estão trabalhando na possibilidade de criação de cartões para o Bolsa Família. Contudo, o fato mesmo é que eles não devem ser entregues neste primeiro momento, mas apenas quando o pente-fino do programa estiver oficialmente concluído.

E mesmo quando o novo governo começar a enviar os cartões para os usuários, é possível que nem todos os usuários recebam os dispositivos. A ideia inicial é entregar estas encomendas apenas para as pessoas que não receberam os cartões do Auxílio Brasil do Governo Federal no ano passado.

Destaques sobre *** por e-mail

O Bolsa Família

Os pagamentos de janeiro do Bolsa Família foram iniciados no último dia 18 de janeiro e devem seguir até o dia 31. A ideia é atender as pessoas com base no final do Número de Identificação Social de cada uma delas. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).

Cada cidadão tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do Bolsa Família.

Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social dão conta de que as mais de 21,9 milhões de pessoas que estão aptas ao recebimento devem receber o patamar mínimo de R$ 600 por família. Para janeiro, a média de pagamentos está na casa dos R$ 614.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis