Bolsa Família: quem já recebia, precisa se inscrever?

Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pagamentos da nova versão do Bolsa Família devem ser retomados no dia 20 de março. Veja detalhes
- Anúncio -

O Governo Federal já bateu o martelo e decidiu que os pagamentos da nova versão do programa Bolsa Família começam no dia 20 de março. A informação, aliás, já foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o lançamento do projeto na última semana.

Com a proximidade dos pagamentos, muita gente quer saber o que fazer exatamente para receber o benefício social e não ficar de fora dos pagamentos. Abaixo, separamos duas situações para que o cidadão entenda o que é preciso fazer para receber o saldo em março.

Já recebo o Bolsa Família

Se você faz parte do grupo das pessoas que já recebem o Bolsa Família, não há com o que se preocupar. Não é necessário realizar uma segunda inscrição para receber o programa em março. A passagem de um projeto para o outro acontece de maneira automática.

É claro que existe a possibilidade de o cidadão ser excluído do programa social. Segundo o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) cerca de 1,4 milhão de pessoas devem ser excluídas.

Para diminuir as chances de bloqueio, o cidadão precisa apenas lembrar de manter o seu Cadúnico atualizado com informações verdadeiras e atuais. Caso contrário, existe uma chance de exclusão da conta do Bolsa Família em março.

Nunca recebi o Bolsa Família

Se você faz parte do grupo de pessoas que nunca recebeu o Bolsa Família e quer fazer parte do programa a partir de março, também não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição. Basta seguir as regras de entrada e esperar pela seleção.

Para ter direito ao Bolsa Família, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante estar em condição de extrema-pobreza. Cidadãos em condição de pobreza também podem receber, desde que residam com uma gestante ou um menor de 21 anos de idade.

Em entrevista recente, o Ministro Wellington Dias disse que quase 700 mil pessoas que nunca receberam o dinheiro do Bolsa Família poderão fazer parte do programa a partir de março.

Para saber se você estará entre os novos selecionados, é importante atentar para as atualizações do app do Auxílio Brasil. Em todos os casos, o Governo deve usar este canal para informar quem pode receber o benefício social já nas próximas semanas.

Calendário

Vale lembrar que o Governo Federal já divulgou o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de março. Veja abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 20 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 21 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de março (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 27 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 28 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de março (sexta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis