Confira o desempenho de Bolsonaro entre usuários do Auxílio Brasil

Presidente apostou quase todas as suas fichas no Auxílio Brasil para tentar diminuir a sua rejeição entre o eleitorado mais pobre.

Grande aposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar se reeleger, o aumento do tamanho do Auxílio Brasil não parece ter surtido o efeito esperado pelo comandante das forças armadas. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula (PT) levou a melhor nas cidades que relativamente mais recebem o benefício.

Segundo os números oficiais, o petista obteve 71% dos votos válidos nas cidades que proporcionalmente mais recebem o Auxílio Brasil. Do outro lado, o criador do programa recebeu apenas 29% dos votos válidos nestes mesmos municípios. Estamos falando de uma diferença de mais de 40 pontos percentuais.

Agora quem aponta para estes números não são mais os contestados institutos de pesquisas, mas os dados oficiais do TSE. De uma maneira geral, o resultado revela que uma boa parcela dos usuários do Auxílio Brasil decidiu pegar o dinheiro do programa de Bolsonaro e votar no ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano.

Coincidência ou não, este foi um dos motes de campanha do petista. Em alguns discursos, ele pediu para que a população mais pobre não deixasse de pegar o saldo do Auxílio, mas argumentou que as pessoas poderiam votar nele mesmo assim. Aparentemente, o argumento convenceu parte do eleitorado.

No final das contas, Lula venceu a eleição geral com uma diferença de pouco mais de 2 milhões de votos, e uma porcentagem de 50,90% . Considerando que a maioria dos usuários do Auxílio votaram no petista, é possível dizer que eles foram decisivos para o resultado das eleições presidenciais deste ano.

Destaques sobre *** por e-mail

Auxílio segue

A vitória de Lula não muda o fato de que os pagamentos do Auxílio Brasil devem seguir normalmente em novembro e dezembro. No próximo dia 17, os repasses serão retomados para todos os mais de 21 milhões de usuários.

Veja no calendário abaixo:

17 de novembro: Usuários com NIS final 1
18 de novembro: Usuários com NIS final 2

21 de novembro: Usuários com NIS final 3
22 de novembro: Usuários com NIS final 4
23 de novembro: Usuários com NIS final 5
24 de novembro: Usuários com NIS final 6
25 de novembro: Usuários com NIS final 7

28 de novembro: Usuários com NIS final 8
29 de novembro: Usuários com NIS final 9
30 de novembro: Usuários com NIS final 0

Note que estas datas poderão passar por alterações. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, chegou a dizer que poderá antecipar o calendário de repasses. Contudo, ele não voltou a falar sobre o assunto até o presente momento.

Ao cidadão, cabe esperar por mais informações sobre o assunto. O Ministério vem dizendo que poderá dar mais notícias em breve.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis