Consignado do Auxílio Brasil é regulamentado. Veja regras

Ministério da Cidadania regulamentou oficialmente a solicitação do consignado do Auxílio Brasil. Veja regras e decisões finais do Governo Federal
- Anúncio -

Está oficialmente regulamentado o projeto que libera o consignado para os usuários do programa Auxílio Brasil. Nesta terça-feira (27), o Ministério da Cidadania publicou o conjunto de normas que devem guiar o procedimento dee solicitação por milhões de brasileiros no decorrer dos próximos meses.

Segundo as informações do texto, o Governo Federal decidiu estabelecer um teto de 3,5% para a taxa de juros que será cobrada pelos bancos. Antes, as instituições financeiras estavam livres para cobrarem o que quisessem da forma que desejassem. Com o estabelecimento do teto, elas terão que se adequar.

O texto estabelece que a margem consignável para o consignado do Auxílio Brasil é de 40%. Isto quer dizer, portanto, que cada cidadão pode comprometer até 40% do montante de R$ 400 mensais do programa. O indivíduo pode solicitar mais de um crédito de uma só vez, desde que a soma dos dois não ultrapasse os 40%.

O Governo também decidiu que cada usuário só pode dividir a dívida em até 24 meses. Desta forma, dois anos é o limite máximo para o pagamento do dinheiro. Esta é uma regra que já vinha sendo ventilada nos bastidores. A ideia é impedir que o comprometimento com o consignado dure muito tempo.

Caso o cidadão que solicitou o crédito tenha o benefício cancelado, o empréstimo e a obrigação de pagar o saldo não desaparecem. Como o usuário deixa de receber o projeto, então ele passa a ter que pagar o crédito mensalmente tirando o dinheiro do próprio bolso. Esta é uma regra que o cidadão deve levar em consideração antes de fazer a solicitação.

Consignado

A regulamentação do consignado do Auxílio Brasil era o último passo exigido antes das solicitações serem liberadas. De toda forma, ainda é preciso esperar pela decisão dos bancos. As instituições ainda avaliarão as regras impostas para começar a operar a linha.

Este processo não deve demorar mais do que algumas horas, de modo que a liberação da solicitação deve acontecer a qualquer instante. Ao cidadão, a dica principal é analisar bem a situação e esperar até ter certeza do que vai fazer.

Analistas afirmam que o consignado do Auxílio Brasil pode ser uma boa opção para as pessoas que querem usar o dinheiro para um investimento. O pagamento de um curso profissionalizante, ou a compra de um material de trabalho são alguns exemplos.

Por outro lado, o consignado pode ser um perigo em muitos casos. O cidadão precisa levar em consideração que os valores mensais do Auxílio Brasil devem cair nos próximos meses até que o cidadão consiga quitar toda a dívida.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis