Novo Auxílio Brasil vai exigir cadastro em 2023? Veja o que se sabe

Auxílio, que passará a se chamar Bolsa Família, será retomado na segunda quinzena de janeiro de 2023. Veja o que se sabe até aqui
- Anúncio -

A partir do ano de 2023, o Auxílio Brasil voltará a se chamar Bolsa Família. O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já prepara uma série de mudanças para o benefício. De todo modo, alguns pontos não devem ser alterados. É o caso, por exemplo, do processo de seleção do programa social.

Segundo informações de bastidores, o novo governo deverá manter a ideia de seleção indireta. O plano é se basear nas informações disponíveis no sistema do Cadúnico para decidir quem pode receber o saldo do benefício social. Esta, aliás, é uma regra que já valia desde a primeira versão do Bolsa Família.

Desta forma, é importante lembrar que não existe nenhum tipo de cadastro direto para entrada no Bolsa Família. Caso o cidadão receba uma mensagem pedindo para que ele envie dados para ter uma chance de entrada no projeto, é importante ignorar e sobretudo não passar a mensagem adiante.

Esta é uma dica que vale também para os cidadãos que já estão dentro do Auxílio Brasil hoje e que desejam seguir recebendo o Bolsa Família a partir do próximo ano. Não existe nenhum tipo de processo direto de renovação da inscrição. Assim, a dica é não clicar em nenhum link que faça este tipo de promessa.

Em todos os casos, a única ação que pode ser feita para ter chances de seguir no Bolsa Família em 2023 é manter o seu Cadúnico atualizado com informações verdadeiras. Como estamos na iminência de um grande pente fino no sistema, é possível que o novo governo exclua as contas que possuem divergências no seu cadastro.

Pente fino no Auxílio Brasil

Na manhã desta segunda-feira (26), o futuro Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), explicou como este processo deve funcionar já a partir de janeiro de 2023.

“Nós temos um cadastro muito grande, com cerca de 90 milhões de pessoas. Tem coisas estranhas, cresceu muito o número de famílias unipessoais, aquelas formadas por uma só pessoa”, afirmou.

“Vamos ter uma coisa nova e importante que é o esforço para concluir o Censo do IBGE, que inclusive trabalha com georreferenciamento. Isso vai garantir uma eficiência na análise dessa base de dados, com muito cuidado. Lula quer que tudo seja feito de forma muito humana, evitando injustiças, com oportunidade de defesa.”

“Assegurar o direito é o objetivo. Mas, também é um objetivo nosso acompanhar. Durante esse último período, tivemos inclusive o uso eleitoral do programa”, disse ele. “Houve ações em que se suspeita de fraude”, completou ele, sem chegar a citar o presidente Jair Bolsonaro na entrevista.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis