Beneficiários do Bolsa Família têm até junho para avaliação de saúde
Os beneficiários da Bolsa Família em Palmas têm até o mês de junho para que consigam realizar a avaliação da saúde. De acordo com a prefeitura, somente 28% deste público passou pela avaliação e ainda falta uma grande parcela da população.
O procedimento é obrigatório em crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e também a gestantes, independente da idade.
Essa é uma forma de incentivar para que a população procure os postos de saúde e mantenha-se com os cronogramas em dia.
Não há, por exemplo, um posto específico para consultar-se. Portanto, recomenda-se que busque o mais próximo.
Durante a pandemia da Covid-19 com 425 mil mortos e mais de 15 milhões de casos, esses três grupos de indivíduos também estão na zona de risco. Algumas cidades, no entanto, suspenderam a vacinação em gestantes após uma delas morrer ao tomar a vacina.
Se proteger da Covid-19 – Bolsa Família
Uma dica para se proteger da doença é sempre utilizar as máscaras em toda a boca e nariz e também usar álcool em gel sempre que necessário. O álcool é mais importante, por exemplo, que a luva plástica (visto que o vírus pode ficar nela sem morrer e ir para o rosto enquanto coça, por exemplo).
Ir aos postos de saúde mais próximos é um dos pré-requisitos para que recebam o benefício assim como os aposentados necessitam fazer uma prova de vida para ter certeza que ele está vivo e não é outra pessoa recebendo por ele. A prova de vida sempre é feita no próprio banco ao utilizar a digital.
De acordo com especialistas de Palmas, essa avaliação deve ser feita cerca de duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Faz-se exames de rotina para verificar a saúde da população que não tem como pagar por um médico particular.
Leia mais: