Quem é aposentado tem direito ao Auxílio Brasil?
Entenda as regras que envolvem esse programa social do governoTer um dinheiro extra para ajudar no orçamento é sempre bem vindo, não é mesmo? Principalmente quando a questão é ligada a aposentados do INSS que recebem, em sua maioria das vezes, um salário mínimo.
Dessa forma, será que aqueles que recebem aposentadoria podem contar também com o Auxílio Brasil? A boa notícia é que sim! Contudo, existem alguns critérios para que essa realidade possa ser possível.
Para isso, acompanhe a leitura a seguir e veja os critérios para não ter Auxílio suspenso.
Como funciona o Auxílio Brasil para aposentados?
Em primeiro lugar, o Auxilio Brasil é um programa estabelecido pelo Governo Federal. Classificado como um tipo de assistência de transferência de renda, esse é um tipo de ajuda para famílias em condições de alta vulnerabilidade social.
Então, de acordo com o Governo, as famílias que se classificam aptas a receberem o Auxílio Brasil são aquelas com renda de R$105,00 até R$210,00. Essas, por sua vez, têm direito a todo o suporte estabelecido pelas políticas de assistência social.
Afinal, o governo tem como objetivo atingir famílias que de fato necessitam desse tipo de suporte. Por isso, o Governo prevê algumas regras que devem cumprir à risca.
Caso contrário, encontre-se alguma incoerência, o cidadão não conseguirá ter acesso ao Auxílio Brasil.
Afinal, aposentado pode receber Auxílio Brasil?
Pois bem, para que isso aconteça é necessário identificar se toda a renda da família está dentro das determinações de extrema pobreza ou também em classificação de pobreza.
Os beneficiários do INSS precisam ter como única fonte de renda mensal o pagamento feito pela instituição. Somente dessa forma que a família poderá entrar para a folha de pagamentos do programa seguindo os mesmos passos das demais famílias.
Ou seja, se você é recebe aposentadoria pode receber Auxílio Brasil, todavia depende seguir esses critérios.
Como é feito o pagamento do Auxílio Brasil?
As famílias que estão aptas a receber o benefício do Governo, contam com o valor que é depositado todo mês. Através da poupança digital e de outras contas correntes, é possível sacar o dinheiro disponibilizado.
Para as pessoas que mantêm inscrição no Cadastro Único existe a possibilidade de receber o benefício por meio da Conta Poupança Social. No entanto, para esse grupo, a abertura poderá ser feita de forma automática.