Antecipação do Auxílio-gás: veja quem será contemplado

Governo federal bateu o martelo e decidiu que vai antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Veja quem será contemplado

O governo federal bateu o martelo e decidiu antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda do país atende pouco mais de 5,5 milhões de brasileiros de todas as regiões do Brasil, segundo dados oficiais.

Em condições normais, os pagamentos do Auxílio-gás nacional são feitos sempre a cada dois meses, e assim ficou definido que a próxima liberação aconteceria apenas em junho. Mas com a antecipação dos pagamentos, o novo acordo é que o depósito vai ocorrer já em maio.

A antecipação do Auxílio-gás nacional, no entanto, não será válida para todos os usuários. A ideia do governo federal é atender apenas as pessoas que residem no estado do Rio Grande do Sul, e que foram atingidas pelas fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição nos últimos dias.

Informações mais recentes da Defesa Civil indicam que 149 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem o estado nas últimas duas semanas. Milhares de gaúchos perderam tudo e agora estão desabrigados ou desalojados.

Além do Auxílio-gás nacional

Destaques sobre *** por e-mail

Para além da antecipação do Auxílio-gás nacional, o governo federal também anunciou ainda na semana passada que vai antecipar também as liberações do Bolsa Família. Neste caso, existiam pagamentos previstos para este mês de maio, mesmo antes das enchentes no Rio Grande do Sul.

Mas estas liberações aconteceriam de forma escalonada, ou seja, o cidadão precisava se basear no final do Número de Identificação Social (NIS) para saber o dia exato da sua liberação. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
  • Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
  • Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
  • Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
  • Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
  • Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
  • Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
  • Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
  • Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
  • Usuários com NIS final 0: 31 de maio.

A partir de agora, fica definido que o usuário do Bolsa Família que residir em alguma cidade que se encontra em estado de emergência ou de calamidade não vai precisar seguir o calendário acima. Os repasses serão feitos na próxima sexta-feira (17) para todos os usuários, independente do final do NIS.

Preciso solicitar antecipação?

Tanto no caso do Auxílio-gás, como também no caso do Bolsa Família, não é preciso se preocupar com algum tipo de solicitação. O governo federal vai pagar o saldo de maneira automática, com base nas informações já existentes no sistema do Cadúnico.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis