Auxílio Brasil: o que fazer para receber benefício em outubro?
Não há inscrição direta para o recebimento do Auxílio Brasil, mas o cidadão pode seguir alguns passos para aumentar as chances de seleção para outubroO Governo Federal ainda não concluiu oficialmente os repasses de setembro do Auxílio Brasil, mas algumas pessoas já estão de olho em outubro. Cidadãos que ainda não conseguiram entrar no programa querem saber o que podem fazer para ter mais sorte no próximo processo de seleção, que acontece dentro de mais alguns dias.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que não há nenhum tipo de inscrição direta para o Auxílio Brasil. O programa social do Governo Federal seleciona os usuários por meio de análises de bancos de dados existentes.
Neste sentido, é importante lembrar de não enviar dados pessoais para pessoas que afirmam que conseguirão inserir o cidadão no projeto.
De toda forma, mesmo que não exista uma inscrição direta no programa, o indivíduo pode realizar alguns atos para aumentar as chances de entrada. Primeiramente, é importante entrar no Cadúnico. Quem já está dentro desta lista, precisa manter o sistema atualizado constantemente.
Além de entrar no Cadúnico, o cidadão também precisa atentar para a questão da renda per capita. Em regra geral, o cidadão precisa ter uma renda per capita de até R$ 210. Esta é uma variável que o cidadão não pode controlar. Lembre-se de que é importante inserir apenas as informações verdadeiras nesta lista.
Vale lembrar ainda que mesmo que você cumpra todas as exigências básicas de entrada no Auxílio Brasil, não há entrada automática. É necessário esperar até que o Ministério da Cidadania selecione o seu nome para o projeto. Isso pode acontecer já em outubro? Sim. Mas também demorar mais algum tempo.
As entradas do Auxílio
Certo mesmo é que todos os meses o Ministério da Cidadania realiza novas entradas no programa social. Membros da pasta analisam os dados que estão disponíveis no Cadúnico para decidir quem é que pode fazer parte do benefício.
Desde que começou a fazer os pagamentos do Auxílio Brasil, ainda em novembro do ano passado, estima-se que mais de 7 milhões de brasileiros tenham passado a fazer parte do benefício social. Hoje, mais de 20 milhões recebem.
Entre os meses de julho e agosto, mais de 2,2 milhões foram selecionados de uma só vez. Já entre os meses de agosto e setembro, outros 450 mil ganharam o direito. O Ministério já sinaliza que novas seleções acontecerão entre os meses de setembro e outubro. Contudo, o número de novas entradas ainda não foi divulgado.
Nesta terça-feira (27), o Governo Federal segue com os pagamentos de setembro do Auxílio Brasil. Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7.