Auxílio-gás: calendário de novembro já foi divulgado?
Usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional querem saber quando os repasses do programa social serão retomados pelo governo federalO Auxílio-gás nacional é um dos programas mais populares do governo federal atualmente. O benefício social faz pagamentos em dinheiro para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, e que estão precisando de ajuda para comprar um botijão de gás de 13 quilos.
O programa em questão nasceu ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi mantido durante o governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, os repasses são feitos de forma bimestral, ou seja, sempre a cada dois meses.
Auxílio-gás de novembro
Diante de toda a popularidade do Auxílio-gás nacional, é natural que muitos usuários se perguntem sobre os repasses de novembro do programa social. Afinal de contas, o projeto vai voltar a ser pago neste mês ou não?
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é não. Não há nenhuma previsão de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de novembro.
Como dito, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Como a última liberação foi feita em outubro, a próxima está marcada para ocorrer apenas em dezembro, de modo que no mês de novembro apenas o Bolsa Família será liberado.
Quem poderá receber em dezembro
As regras de entrada no Auxílio-gás nacional seguirão as mesmas neste mês de outubro. Para ter direito ao programa, é preciso seguir as seguintes regras:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Pessoas que fazem parte do Bolsa Família, bem como mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e que estão sob medidas protetivas têm prioridade no processo de seleção.
Auxílio-gás de 2024
Para o ano de 2024, o Auxílio-gás nacional também já está confirmado. Mas o governo federal adiantou que vai seguir com a regra de pagamentos bimestrais. Assim, já é possível confirmar que não serão feitos depósitos em janeiro, mas apenas em fevereiro do próximo ano.
A lei que cria o Auxílio-gás estabeleceu que o saldo será pago por cinco anos. Assim, é possível dizer que o benefício ainda vai durar por mais tempo, e não vai chegar ao fim em 2023.
De todo modo, ainda não é possível confirmar que o saldo será mantido neste patamar. Atualmente, o que se sabe é que o governo deverá cortar o valor pela metade, mas é preciso aguardar porque esta indicação pode mudar a qualquer momento.