Auxílio-gás deve voltar em fevereiro. Veja detalhes sobre pagamentos
Auxílio-gás nacional deverá ser retomado oficialmente no próximo mês de fevereiro. Veja o que se sabe sobre os pagamentos do programa socialNão há pagamentos programados para o auxílio-gás nacional neste mês de janeiro. Contudo, o Governo Federal já adiantou que deve retomar as liberações do benefício no próximo mês de fevereiro deste ano. Segundo as informações oficiais, pouco vai mudar no desenho do programa neste primeiro momento.
O Governo Federal atual deve seguir com o mesmo formato de pagamentos já conhecidos dos usuários desde o ano passado. A ideia é que todos os beneficiários recebam um patamar correspondente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Este valor varia a depender do mês de recebimento.
No último semestre, os usuários estavam recebendo um patamar sempre um pouco acima dos R$ 110. A tendência natural é de que este nível de depósitos seja mantido ao menos em um primeiro momento. A ideia do novo Governo é utilizar este sistema apenas nestes primeiros pagamentos do programa social.
Segundo informações de bastidores, o novo governo avalia a possibilidade de unir o auxílio-gás com o Auxílio Brasil. Assim, eles poderiam colocar em prática um novo programa social turbinado. Ainda não há detalhes sobre o formato do projeto e nem a data de início das liberações deste saldo.
De todo modo, o que está valendo agora é que ao menos nestes primeiros dois pagamentos, os repasses seguirão o mesmo desenho de sempre. Os cidadãos aptos ao recebimento do saldo poderão receber o benefício exatamente na mesma conta em que eles já estão acostumados a receber o dinheiro do programa Auxílio Brasil.
O Auxílio-gás
O auxílio-gás nacional é um programa social aprovado pelo Congresso Nacional, e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em dezembro de 2021. Os pagamentos foram iniciados já naquele mês. Seja como for, o número de usuários só começou a crescer a partir de 2023.
Dados mais recente do Ministério da Cidadania apontam que mais de 5,9 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do auxílio-gás nacional do Governo Federal. Trata-se de um montante notadamente menor do que o visto no Auxílio Brasil, que chegou ao fim em dezembro de 2022 atendendo mais de 21 milhões.
O auxílio-gás nacional é o programa social com o maior número de cidadãos na chamada fila de espera. São pessoas que cumprem todas as regras de entrada, mas que não recebem o dinheiro de fato por causa de uma alegada falta de espaço no orçamento.
Para este mês de janeiro, o Governo Federal deverá seguir apenas com os pagamentos do Bolsa Família. Veja o calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).