Auxílio-gás: mais de 260 mil já foram excluídos desde o início do ano

Mais de 260 mil família deixaram de receber o dinheiro do Auxílio-gás desde o início do governo Lula. Ministério diz que está fazendo avaliação das contas

Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pouco mais de 260 mil pessoas já foram excluídas do sistema do Auxílio-gás nacional. As informações foram confirmadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome e divulgadas por vários veículos de imprensa.

A pasta afirma que a retirada das pessoas é um processo normal, depois da realização de um pente-fino nas contas do benefício social. De acordo com o Ministério, teriam sido encontradas uma série de irregularidades. Neste sentido, as pessoas que foram excluídas são aquelas que não deveriam estar recebendo o dinheiro.

“Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos. O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, ele estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo”, disse o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).

“Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, completou ele.

Em dezembro do ano passado, o Auxílio-gás nacional estava atendendo pouco mais de 5,95 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Hoje, dados do próprio Ministério indicam que o saldo está sendo pago para algo em torno de 2,6 milhões de brasileiros. Trata-se, portanto, de uma queda de pouco mais de 4%.

Destaques sobre *** por e-mail

Aumento do valor

Embora o número de usuários do Auxílio-gás nacional tenha caído de fato, também é verdade que o atual governo conseguiu recuperar o orçamento destinado ao programa.

O plano de pagamentos enviado pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este ano indicava que o Auxílio-gás faria em 2023 os pagamentos equivalentes a 50% do preço médio nacional do botijão de 13kg.

Ainda no final do ano passado, o Congresso Nacional aprovou a chamada PEC da Transição, que permitiu um aumento de aporte para os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Deste modo, o Governo Federal conseguiu manter os valores que estavam sendo pagos no ano passado.

Auxílio-gás nacional

Neste mês de abril, os pagamentos do Auxílio-gás nacional começaram no último dia 14. Nesta quinta-feira (27), os repasses estão sendo feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9. Veja no calendário completo abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis