Auxílio-gás será retomado na próxima semana. Veja quem recebe
Governo Federal confirmou que pagamentos do programa Auxílio-gás nacional serão retomados na próxima semana. Veja o que se sabe até aquiFalta menos de uma semana para o retorno oficial do Auxílio-gás nacional do Governo Federal. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, os repasses serão oficialmente retomados a partir da próxima segunda-feira (19). Mais de 5 milhões deverão receber o saldo.
Embora os pagamentos ainda não tenham começado de fato, alguns pontos já foram adiantados pelo Governo Federal. Assim, os cidadãos que desejam entrar no benefício social poderão se preparar melhor para os recebimentos do saldo.
O calendário
Em primeiro lugar, já é possível analisar o calendário de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Como dito, os repasses terão início na segunda-feira (19) e seguirão até o final do mês de junho. Para saber a data exata do seu recebimento, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
- Usuários com NIS final 1: 19 de junho (segunda);
- Usuários com NIS final 2: 20 de junho (terça);
- Usuários com NIS final 3: 21 de junho (quarta);
- Usuários com NIS final 4: 22 de junho (quinta);
- Usuários com NIS final 5: 23 de junho (sexta);
- Usuários com NIS final 6: 26 de junho (segunda);
- Usuários com NIS final 7: 27 de junho (terça);
- Usuários com NIS final 8: 28 de junho (quarta);
- Usuários com NIS final 9: 29 de junho (quinta);
- Usuários com NIS final 0: 30 de junho (sexta).
Os valores
Para este mês de junho, seguirá valendo a ideia de que o Governo vai pagar o valor dobrado dentro do sistema do Auxílio-gás nacional. Na prática, segue valendo o que já era válido nos meses anteriores. Os repasses deverão corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos.
Este pagamento dobrado só foi possível porque ainda na última semana, o Congresso Nacional concluiu a votação da Medida Provisória (MP) do Bolsa Família. Entre outros pontos, o texto aprovado libera o Governo para seguir pagando os 100% do preço médio.
Como movimentar o Auxílio-gás
Para junho, as regras de movimentação do Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Não é necessário sair de casa para usar a quantia. Através do aplicativo Caixa Tem é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saque.
Também é possível sacar a quantia do Auxílio-gás nacional através dos cartões físicos do Bolsa Família ou mesmo do Auxílio Brasil. Dados do antigo Ministério da Cidadania indicam que mais de 5 milhões de pessoas receberam estes dispositivos em suas casas. Eles seguem funcionando normalmente.
O número exato de usuários que deverão receber o Auxílio-gás nacional em junho ainda não foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.