Auxílio-gás também será pago este mês? Veja o que se sabe
Auxílio-gás nacional é o programa do Governo Federal que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade na compra do botijão de 13kgO Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do programa Bolsa Família. Alguns usuários estão se surpreendendo ao constatar que só devem receber os R$ 600 brutos do programa social. Para este mês de janeiro, não há previsão de liberações para o Auxílio-gás nacional.
O Auxílio-gás nacional é um programa social de caráter bimestral. Isto significa que os pagamentos acontecem sempre a cada dois meses. Como já houve um pagamento em dezembro do ano passado, a próxima liberação está marcada para fevereiro, quando o projeto volta a ser pago em conjunto com o Bolsa Família.
Note, no entanto, que nem todo mundo pode receber os dois programas de uma vez. Em dezembro de 2022, por exemplo, o Auxílio Brasil fez pagamentos para 21,9 milhões de pessoas, enquanto apenas cerca de 5,9 milhões conseguiam receber o Auxílio-gás ao mesmo tempo.
Esta lógica não deve ser alterada neste novo governo. Segundo informações de bastidores, membros do poder executivo avaliam que ao menos neste primeiro momento o sistema de pagamentos seguirá basicamente o mesmo que era usado pela gestão anterior.
União do Auxílio-gás
Uma ala do governo Lula avalia a possibilidade de união dos Auxílio-gás nacional com o Bolsa Família. O resultado desta fusão seria a criação de um novo programa social, que poderia ser visto como um “super Bolsa Família”.
Contudo, esta ideia ainda está no campo da teoria, e ainda precisa passar por mais análises. Até que este plano realmente saia do papel, os pagamentos seguirão acontecendo da mesma forma como ocorria no ano passado com o Auxílio Brasil.
E o Bolsa Família?
Ao contrário do Auxílio-gás nacional, o Bolsa Família é um programa de caráter mensal, isto é, os pagamentos acontecem todos os meses. Em janeiro, os repasses começaram no dia 18 e devem seguir até o dia 31.
Dados do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que mais de 21,9 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do benefício. O número é basicamente o mesmo que se registrou no último pagamento do Auxílio Brasil, em dezembro.
O calendário de pagamentos segue o mesmo desenho do projeto anterior. Os depósitos são feitos com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).