Auxílio-gás: veja quando os pagamentos serão retomados
Governo Federal já tem data para o retorno do programa Auxílio-gás nacional. Veja detalhes sobre as liberações do benefício socialA partir desta quinta-feira (18), o Governo Federal vai retomar os pagamentos do programa Bolsa Família. Ao contrário do que aconteceu no último mês de abril, não há previsão de repasses do Auxílio-gás em conjunto. Segundo as informações oficiais, este auxílio será retomado apenas no mês de junho.
Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Na prática, isso quer dizer que os repasses do benefício ocorrem sempre a cada dois meses. Como já ocorreu um depósito em maio, o próximo só deve acontecer mesmo no próximo mês de junho deste ano.
Como faço para entrar no auxílio-gás em junho?
Como não há pagamentos do Auxílio-gás nacional previstos para este mês de maio, as pessoas querem saber o que elas precisam fazer para receber o saldo do benefício em junho. Veja abaixo as situações
Quem nunca recebeu
Se você nunca recebeu o dinheiro do Auxílio-gás nacional, saiba que é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico para ter direito ao programa. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660 dentro da sua família.
Vale lembrar, no entanto, que mesmo as pessoas que cumprem todas as regras descritas ainda não estão oficialmente garantidas no benefício. É necessário aguardar ao menos até que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome selecione o seu nome.
Para saber se você foi selecionado não é preciso sair de casa. A verificação pode ser feita através do app do Bolsa Família ou mesmo do Caixa Tem. Contudo, tais indicações ainda não estão liberadas. É preciso esperar mais algumas semanas até que o Governo libere os nomes selecionados.
Quem já recebeu
Se você já está dentro do programa Auxílio-gás nacional e já recebeu o valor no último mês de abril, não precisa se preocupar com o processo de renovação da inscrição. De acordo com o Ministério, a conta do cidadão é renovada de maneira automática.
Tal renovação, no entanto, só deve acontecer caso o cidadão siga cumprindo todas as regras de entrada e de permanência. Caso contrário, ele poderá ter o benefício excluído. Portanto, é importante conferir se você ainda está entre os usuários aptos ao recebimento.
Para conferir se sua conta segue ativa, não é preciso sair de casa. O usuário pode confirmar esta informação através do sistema do app do Bolsa Família e do Caixa Tem. Em caso de exclusão, o Ministério vai indicar os passos para que o indivíduo retome o direito de receber o benefício social.