Auxílio-gás: veja quando será o próximo pagamento
Muitos usuários se surpreenderam nesta semana ao perceber que não conseguiram receber o Auxílio-gás junto com o Bolsa FamíliaNessa quinta-feira (18), o governo federal iniciou os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Mas para surpresa de muitos usuários, dessa vez os repasses não foram feitos em conjunto com Auxílio-gás nacional. Esse fato acabou surpreendendo muita gente.
Em tese, no entanto, não há com que se preocupar. Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isso significa que ele é pago sempre a cada dois meses.
Como a última liberação do Auxílio-gás nacional foi feita em junho, a próxima não deve ocorrer em julho, mas apenas em agosto. Portanto, os usuários terão que esperar mais algumas semanas para poder voltar a receber o benefício social.
Pagamentos do Auxílio-gás nacional
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o Auxílio-gás nacional será retomado a partir do próximo dia 19 de agosto, mas nem todos os usuários poderiam receber o saldo nessa data.
Assim como ocorreu nos meios anteriores, o benefício deverá ser pago de forma escalonada em 10 datas diferentes. Para saber o dia da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
O Ministério do Desenvolvimento Social, aliás, já divulgou o calendário completo de pagamentos do benefício para o próximo mês de agosto. Veja abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Quem poderá receber?
Em agosto, as regras de entrada do Auxílio-gás nacional deverão seguir as mesmas. Para ter direito ao benefício, é preciso seguir todas as regras abaixo:
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- residir com a menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O governo federal costuma dar prioridade de seleção para as mulheres que foram vítimas de violência doméstica, e que estão nesse momento sobre a tutela de proteção do estado.
Usuários que fazem parte do Bolsa Família também podem ter prioridade no processo de seleção para o Auxílio-gás nacional. Não há impedimento para que mesmo cidadão receba os dois benefícios de uma só vez.