Auxílio-gás volta em fevereiro com valor completo. Entenda
Pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados apenas em fevereiro, mas os valores completos estão garantidos para todos os usuáriosOs pagamentos do Auxílio-gás nacional estão confirmados para este ano e deverão ser retomados no próximo mês de fevereiro. Ao contrário do que se previa inicialmente, os pagamentos não terão uma queda de valores, e serão mantidos na casa de 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg.
Ao contrário do formato do Auxílio Brasil, o Auxílio-gás nacional é pago de maneria bimestral. Como houve uma liberação do benefício no último mês de dezembro, o próximo está programado para fevereiro deste ano. Este sistema de depósitos existe desde o início dos pagamentos do programa social e será mantido este ano.
Em fevereiro, os pagamentos do Auxílio-gás nacional começam mais especificamente no dia 13 de fevereiro, respeitando sempre o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Vale lembrar que não há pagamentos programados para os finais de semana e nem para as datas reservadas para o carnaval.
Originalmente, o valor do Auxílio-gás nacional é sempre equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Contudo, em julho do ano passado, o Congresso Nacional conseguiu aprovar a chamada PEC dos Benefícios, que permitiu que este valor subisse para 100% do valor até o final de 2022.
No final do ano passado, o Congresso Nacional aprovou a PEC da Transição, e esta nova liberação permitiu uma abertura dentro do plano de orçamento. Assim, o governo Lula conseguiu manter os 100% do preço médio do programa social. O decreto que estabelece este valor também já foi assinado oficialmente.
Qual será o valor?
O novo governo ainda não definiu qual será o valor dos pagamentos do Auxílio-gás no próximo mês de fevereiro deste ano. Mesmo porque este patamar precisa ser definido ainda pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
De toda forma, já é possível cravar que o valor dos pagamentos do Auxílio-Gás em fevereiro ficará um pouco acima dos R$ 100. Este patamar é basicamente a média do prelo de botijão de 13 kg em todos os últimos meses no Brasil.
Quem pode receber o Auxílio-gás
Para ter direito ao Auxílio-gás, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, além de ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito.
Não existe uma inscrição direta para o recebimento do Auxílio-gás. O cidadão precisa apenas manter os dados do seu Cadúnico atualizados com informações sempre verdaderias para ter uma chance de seleção.