É possível receber o Auxílio-gás em julho? Veja o que se sabe

Governo federal confirmou uma série de novidades sobre a próxima liberação do Auxílio-gás. Veja o que se sabe até este momento

Um dos programas mais conhecidos pelos brasileiros, o Auxílio-gás nacional já tem data para ser retomado. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, este programa atende pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país.

O Auxílio-gás nacional foi criado ainda em dezembro de 2021. A ideia central do programa é ajudar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de gás de 13 Kg. Por regra, o governo deve repassar sempre o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão.

Auxílio-gás em julho

Mas os mais de 5 milhões de usuários do programa social deverão esperar mais um pouco para voltar a receber o benefício. Ao contrário do que muita gente imagina, o Auxílio-gás nacional não deverá ser pago nesse mês de julho.

Isso acontece porque este benefício é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. A última liberação  do benefício ocorreu em junho. Portanto, o próximo pagamento não deve ocorrer em julho, mas apenas em agosto.

Destaques sobre *** por e-mail

O calendário de agosto do Auxílio-gás nacional, aliás, já foi confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Para saber o dia exato da sua liberação, basta se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).

Como receber em agosto

As regras de entrada do Auxílio-gás nacional não devem ser alteradas no próximo mês de agosto. Para ter direito ao benefício, é necessário  primeiramente ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico.

Embora o Cadúnico seja um cadastro do governo federal, o processo de entrada é de responsabilidade das prefeituras. Por isso, se você ainda não faz parte desse sistema, a dica é entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como processo funciona no seu município.

Para além de ter uma conta tive atualizada no Cadúnico, o usuário interessado entrar no Auxílio-gás nacional também precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Note que essa renda precisa estar disposta no Cadúnico.

Por fim, também vale lembrar que Auxílio-gás nacional só é pago para as pessoas que residem oficialmente com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis