Vale-gás vai ser pago em janeiro? Veja o que se sabe

Programa social está sendo pago neste mês de dezembro. Veja o que se sabe sobre os pagamentos do vale-gás nacional para o ano de 2023

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos de mais uma rodada do seu vale-gás nacional. Nesta quinta-feira (15), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4. Conforme informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas desta manhã.

Mesmo que os pagamentos de dezembro do vale-gás nacional ainda não tenha chegado ao fim, o fato é que algumas pessoas já estão em dúvida sobre o que vai acontecer com o benefício a partir do próximo ano. Com a iminente mudança de governo, é natural que alguns cidadãos temam que projetos atuais cheguem ao fim.

Não será o caso do vale-gás nacional. Da maneira como foi desenhado, o texto que criou o programa indica que ele terá duração de cinco anos, sendo que 2022 foi apenas o primeiro deles. Assim, oficialmente, este benefício social tem ao menos mais quatro anos pela frente. Mesmo com a mudança do governo, esta regra segue valendo.

De todo modo, é importante frisar que não há pagamentos do vale-gás nacional previstos para o próximo mês de janeiro de 2023. Esta ausência de liberações no primeiro mês do ano, não vai acontecer por causa da mudança do governo, e sim por causa das regras do benefício, que indicam que ele deve ser bimestral.

Isto significa, portanto, que o vale-gás nacional faz pagamentos sempre a cada dois meses. Como já existe uma liberação sendo feita neste mês de dezembro, a próxima só deve acontecer mesmo a partir de fevereiro do próximo ano. Na sequência, os depósitos ocorrem em abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

Destaques sobre *** por e-mail

Valores

Em tese, um dos pontos que pode ser alterado no vale-gás nacional a partir do próximo ano é a questão do valor do benefício. Em dezembro, todos os usuários do programa social estão recebendo um patamar unitário de R$ 112 por família.

Considerando o plano de orçamento vigente no Congresso Nacional e o valor destinado ao vale-gás nacional, é possível dizer que este patamar deverá cair para a casa dos R$ 50 por família já a partir de fevereiro de 2023.

Contudo, ainda não é possível cravar que a queda vai mesmo acontecer. O relator da proposta de orçamento, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse que vai aumentar o orçamento do vale-gás para o próximo ano. Caso o movimento ganhe o aval da Câmara dos Deputados, o patamar de pagamentos poderia seguir o mesmo.

Calendário do vale-gás

Neste mês de dezembro, o vale-gás nacional segue o mesmo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Veja abaixo:

12 de dezembro: Usuários com NIS final 1
13 de dezembro: Usuários com NIS final 2
14 de dezembro: Usuários com NIS final 3
15 de dezembro: Usuários com NIS final 4
16 de dezembro: Usuários com NIS final 5

19 de dezembro: Usuários com NIS final 6
20 de dezembro: Usuários com NIS final 7
21 de dezembro: Usuários com NIS final 8
22 de dezembro: Usuários com NIS final 9
23 de dezembro: Usuários com NIS final 0

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis