Bolsa Família: dado divulgado pelo governo é enganoso

Postagem divulgada pelo Governo passa a ideia de que número de usuários do Bolsa Família cresceu, mas a verdade é que a quantidade de atendidos caiu
- Anúncio -

Nesta semana, o Governo Federal retomou oficialmente os pagamentos do Bolsa Família. Como de costume, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome divulgou os novos números dos repasses, e alguns dos dados apresentados podem levar o cidadão ao engano.

Em um dos trechos da divulgação, por exemplo, o Governo Federal indica que o número de novas inserções no programa foi elevado em 1,3 milhão de pessoas. O número em si não está errado. De fato, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome inseriu 1,3 milhão de pessoas ao sistema do Bolsa Família.

Contudo, o que o Governo não transforma em publicidade é um outro dado que pode relativizar este primeiro número. De acordo com as informações oficiais, o fato é que o número de atendidos pela atual versão do Bolsa Família é menor do que a quantidade de usuários que eram atendidos em dezembro do ano passado.

No último mês de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o poder executivo atendeu 21,6 milhões de pessoas. Agora em julho de 2023, quando o governo já é comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número de atendidos é de 20,6 milhões de brasileiros. Estamos falando de uma queda de pouco mais de 700 mil pessoas.

Fraudes

Embora não faça uma publicidade sobre esta queda, o Governo reconhece que os números são reais. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o corte está ocorrendo para retirar do Bolsa Família as pessoas que supostamente não podem receber o saldo e que estavam recebendo de maneira irregular.

“O que se quer verificar é se houve troca de cartão do Auxílio Brasil por voto”, disse Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social. “Será feito somente um bloqueio e, após a manifestação do beneficiário, haverá decisão sobre cancelar ou não o benefício”, disse.

Bolsa Família em julho

Com corte ou não, fato é que os pagamentos do Bolsa Família seguem sendo realizados nesta semana. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 2. O dinheiro está na conta desde as primeiras horas desta manhã.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos para este mês de julho.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de julho (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de julho  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de julho (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 21 de julho  (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de julho (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de julho  (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de julho  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de julho (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  9:  28 de julho (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de julho (segunda-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis