Bolsa Família: dicas para se dar bem no novo pente-fino anunciado

Governo federal anunciou que o Bolsa Família vai passar por um grande pente-fino. Alguns usuários poderão ser excluídos do programa social

Dentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Bolsa Família. o maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

Mas o fato é que muitos dos usuários do programa social estão preocupados mesmo é com a realização de um novo pente-fino anunciado pelo governo federal. A ideia é descobrir se alguém está recebendo o benefício indevidamente.

O pente-fino

A informação em questão foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Em uma coletiva em que esteve ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), Haddad confirmou que o governo quer um corte de R$ 25 bilhões.

Para chegar a este montante, a ideia é focar nas revisões de programas sociais, como é o caso do Bolsa Família. Neste artigo, vamos explicar como vai funcionar esta revisão, e qual é a melhor maneira de passar ileso por ela.

Destaques sobre *** por e-mail

A Revisão no Cadúnico

Segundo as informações oficiais, uma das ideias do governo é estabelecer um prazo para retirada de programas. Funcionaria assim: quando o cidadão passa mais de dois anos sem atualizar o sistema, ele seria automaticamente retirado de programas sociais.

Hoje, o prazo de dois anos já é uma exigência para quem faz parte do Cadúnico. Mas o cidadão raramente é excluído imediatamente do programa depois do prazo. É justamente este ponto que passaria por mudanças.

Para se livrar de exclusões, a dica é manter o seu Cadúnico atualizado, sempre com informações verdadeiras. Quem mantém o seu Cadúnico atualizado corretamente, tem naturalmente menos chances de passar por uma exclusão.

Bolsa Família volta em breve

O Bolsa Família, aliás, já tem data para ser retomado. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia é liberar o saldo já a partir do próximo dia 18 de agosto.

Assim como nos meses anteriores, será preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando você poderá receber o benefício.

Abaixo, você pode conferir o calendário de liberações de agosto:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na sexta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na segunda-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na terça-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quarta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na quinta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na sexta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na segunda-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na terça-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quarta-feira (31).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis