Bolsa Família para trabalhadores rurais pode sair do papel. Veja detalhes
Membros do congresso nacional já estão debatendo a possibilidade de liberar o Bolsa Família para os trabalhadores rurais. Veja detalhesDentro de mais alguns meses, os trabalhadores rurais poderão receber um Bolsa Família para chamar de seu. Este é o maior programa de transferência de renda do país, e atende pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do Brasil.
O que está em discussão: parte dos parlamentares do congresso nacional querem aprovar um projeto que libera o Bolsa Família para os chamados trabalhadores safristas. São pessoas que trabalham com carteira assinada apenas durante uma parte do ano.
Os safristas trabalham por temporada, normalmente na colheita de algum produto. Quando este determinado produto não está em sua época de colheita, este empregado deixa de trabalhar e deixa de receber o salário, ficando naturalmente desemparado.
O projeto
A ideia do novo projeto é garantir que estes trabalhadores entrem no Bolsa Família e passem a receber o dinheiro do benefício ao menos durante o período de tempo em que ele não está trabalhando, e não está recebendo nenhum salário.
Hoje, não há impedimento para que uma pessoa que tem carteira assinada receba o Bolsa Família. Mas ao trabalhar de maneira formal, é natural que a renda per capita do cidadão seja elevada, e isso pode fazer com que ele perca o direito de receber o saldo.
“O setor agropecuário é um setor em expansão e acaba demandando muita mão de obra. Hoje algumas pessoas que são beneficiadas pelo Bolsa Família têm receio de se formalizar e ter carteira assinada por um período temporário, porque elas perderiam o benefício”, disse o deputado Zé Vitor (PL-MG)
“Ela fica numa encruzilhada entre perder o benefício e ficar na informalidade. Em determinadas regiões há uma oferta de serviços temporários para determinadas atividades: ou plantio ou colheita por um período que varia de três a seis meses”, completa o parlamentar.
Bolsa Família
Como dito, o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Neste mês de abril, as liberações do benefício serão retomadas no próximo dia 17. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso atentar para o final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de liberações do Bolsa Família para este mês de abril.
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.