Bolsa Família sofre cortes!! Entenda o que está ocorrendo
Entenda a operação que o Governo Federal está realizando e que afeta milhões de brasileirosO Bolsa Família é um programa de distribuição de renda para famílias que se encontram em situação de pobreza. De acordo com o governo, atualmente 21 milhões de brasileiros estão na lista para receber o benefício.
Todavia, este número poderá reduzir devido a cortes e bloqueios. Recente revisão vem ocorrendo nos cadastros do Bolsa Família. Dessa forma,o governo identificou irregularidades ou duplicidades, resultando na exclusão de registros de 1,7 milhão de famílias unipessoais, compostas por apenas uma pessoa.
Operação Pente fino
Entre os anos de 2020 a 2022 o benefício passou por uma revisão com cruzamentos de dados do Cadastro Único (CadÚnico) com outras bases governamentais. Milhões de benefícios sofreram cortes.
Uma nova checagem nas informações está ocorrendo. Segundo o Governo Federal, os beneficiários com irregularidades estão com notificação a receber por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal (CEF).
Cortes do Bolsa Família: quem será atingido?
- Beneficiários que não atualizaram as informações no sistema do Cadastro Único, conhecido como CadÚnico;
- Os que fraudam o beneficio;
- Beneficiários que não cumpriram as regras de permanência (incluindo frequência escolar mínima, apresentação do cartão de vacinação atualizado e acompanhamento nutricional e gestacional).
É importante destacar que o programa Bolsa Família pode passar por diferentes estágios em relação aos benefícios concedidos. Esses estágios incluem a suspensão, o corte e o veto, cada um com significados distintos.
A suspensão ocorre quando o benefício é interrompe temporariamente para permitir uma nova avaliação da situação do beneficiário. Já o corte implica na interrupção imediata das parcelas, mas ainda há a possibilidade de recuperá-las mediante regularização da situação.
Por fim, o veto é a etapa final, na qual não há mais chance de recuperar o benefício. É importante ressaltar que aqueles que passarem pela suspensão ou pelo veto ainda terão uma oportunidade de regularizar sua situação.
Como voltar a receber o Bolsa Família?
Caso o beneficiário tenha seu Bolsa Família cortado mesmo obedecendo às regras, deverá fazer a atualização dos dados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Se for confirmado que a família ainda se encaixa nas regras, os pagamentos retroativos serão feitos, conforme vem ocorrendo em junho com famílias que regularizaram a situação.
Como consultar benefício pelo CPF
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Consultar CPF”;
- Insira o número do documento e a data de nascimento do titular;
- Clique em “Consultar”, gerando o comprovante de situação cadastral do CPF.