Bolsa Família terá antecipação dos pagamentos em janeiro. Entenda

Nova rodada do Bolsa Família começa a ser paga na próxima quinta-feira (18). Governo federal anunciou antecipação para parte dos usuários

O governo federal deve retomar dentro de mais alguns dias os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. De acordo com as informações oficiais, o benefício volta a ser pago oficialmente a partir da próxima quinta-feira (18).

Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o benefício. Quem tem NIS final 0, por exemplo, receberá o saldo apenas no próximo dia 31.

Mas existem alguns grupos de usuários que não precisarão esperar tanto tempo para receber o dinheiro do Bolsa Família. Nesta segunda-feira (15), o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellinton Dias, confirmou que alguns grupos poderão antecipar as liberações.

Quem poderá antecipar Bolsa Família

A ideia é antecipar os pagamentos do Bolsa Família para as pessoas que residem em cidades que estão em situação de calamidade pública, seja por causa do impacto de fortes chuvas, ou por causa do período de forte estiagem em determinadas regiões.

Destaques sobre *** por e-mail

Hoje, Dias confirmou que cidadãos que moram na cidade do Rio de Janeiro terão a oportunidade de antecipar o saldo, e receber o benefício já na próxima quinta-feira (18), independente do final do Número de Identificação Social.

Quem reside na cidade, não precisa solicitar a antecipação do saldo. O dinheiro será depositado na conta de maneira automática na próxima quinta-feira (18).

Situação no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro entrou oficialmente em situação de emergência ainda na tarde do domingo (14), quando o prefeito Eduardo Paes baixou o decreto. A medida também já foi oficialmente reconhecida pelo governo federal.

Dados mais atualizados do Corpo de Bombeiros dão conta de que ao menos 12 pessoas morreram em decorrência dos efeitos das fortes chuvas na cidade. Há registros de centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas até agora.

“Antecipamos os pagamentos do Bolsa Família de todos os locais com decretos de calamidade para a próxima quinta-feira (18/1) nas regiões atingidas pelas enchentes do Rio de Janeiro”, disse o ministro Wellington Dias em suas redes sociais.

“Todas as equipes do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério da Integração e da Saúde estão trabalhando integradas com as demais autoridades estaduais e municipais para garantir as necessidades básicas de todos os atingidos”, completou ele.

Além da capital carioca, ainda há a expectativa para que cidades como São João do Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu também tenham o estado de calamidade decretado. Caso ocorra, os cidadãos destas cidades também poderiam passar a receber o Bolsa Família de maneira antecipada.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis