Bolsa Família: veja mitos e verdades sobre os pagamentos

Nos últimos dias, dezenas de informações estão sendo compartilhadas sobre o Bolsa Família. Quais delas são verdadeiras? Veja aqui

Com a chegada de mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família, é natural que o assunto volte a ser debatido nas redes sociais. Contudo, é preciso tomar muito cuidado com a informação que se recebe, e filtrar apenas aquelas que são verdadeiras.

No caso do Bolsa Família, uma fake news tem potencial de prejudicar pessoas que já estão passando por pessoas de dificuldade. São cidadãos que precisam da informação correta para não correrem o risco de deixar de comer.

Por isso, separamos abaixo, uma série de informações que estão sendo compartilhadas nas redes sociais, e as indicações de checagens de cada uma delas. Assim, o cidadão poderá filtrar com mais facilidade o que é notícia, e o que é mentira.

Informações sobre o Bolsa Família

  • Bolsa Família vai acabar em 2024?

Destaques sobre *** por e-mail

Mito. O Bolsa Família não vai chegar ao fim em 2024. Esta é uma fake news famosa que segue circulando pela internet, mas não passa de uma mentira. No Plano de Orçamento enviado pelo governo ao Congresso já há a indicação de gastos com o programa para o próximo ano.

Verdade. O governo federal decidiu não pagar o 13º salário do Bolsa Família neste ano de 2023. A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. O 13º salário também não estava sendo pago pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

  • Famílias unipessoais estão proibidas de entrar?

Mito. É falso que famílias unipessoais estão proibidas de entrar no Bolsa Família. Pessoas que moram sozinhas seguem tendo o direito de receber o programa. Mas é fato que o governo estabeleceu uma limitação para que os municípios não ocupem mais do que 16% das vagas com este público.

  • Governo decidiu não dar aumento em 2024?

Verdade. No já citado plano de orçamento enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional está clara a intenção do governo federal em não conceder aumento para o Bolsa Família no próximo ano. Assim, os valores de 2024 deverão seguir os mesmos de agora, mesmo considerando um aumento da inflação.

  • Número se usuários caiu?

Mito. Mesmo que o governo Lula venha realizando alguns cortes em usuários do Bolsa Família desde o início do ano, o fato é que o número de usuários segue basicamente o mesmo que se viu no ano passado. Isso ocorre porque milhares de famílias também entraram no projeto.

  • Valor pode ser reduzido em dezembro?

Verdade. O valor do Bolsa Família pode ser reduzido em dezembro, mas isso só deve ocorrer no caso das pessoas que registrarem um forte aumento na renda per capita, para além do que é permitido hoje. Nestes casos, o benefício é cortado pela metade.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis