Governo anuncia antecipação do Bolsa Família para moradores do RS
Usuários de quase 100 municípios poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada neste mês de setembro. Rio Grande do Sul sofre com consequências de cicloneDias depois de um ciclone atingir o estado do Rio Grande do Sul, o governo federal começou a anunciar uma série de medidas de apoio a população da região. Uma das ideias é antecipar os pagamentos do programa Bolsa Família. O objetivo é facilitar o acesso das vítimas ao saldo do projeto social.
O anúncio do adiantamento foi feito pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) neste domingo (10). Ele disse que o plano do governo neste momento é tentar ajudar ao máximo as pessoas que estão sofrendo com os efeitos do problema.
“Eu vejo que nós temos três desafios. O primeiro é salvar vidas, o que foi feito com enorme empenho no sentido de buscar as pessoas, além de continuar o trabalho hospitalar, de saúde, social”, disse Alckmin.
“O segundo é reconstruir as cidades que foram destruídas e é impressionante a violência das águas. E o terceiro é a economia: salvar o emprego e recuperar a economia”, completou o presidente em exercício.
Como vai funcionar a antecipação
De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, órgão responsável pelos repasses do Bolsa Família, o calendário de setembro do programa deve ser iniciado no dia 18.
Para saber o dia exato do seu pagamento, é importante se basear no final do Número de Identificação Social (NIS) para saber o dia do seu repasse.
No caso dos moradores das cidades fortemente atingidas pelo ciclone do Rio Grande do Sul, o final do NIS não vai fazer nenhum tipo de diferença, isto é, todos os usuários deverão receber o Bolsa Família já no dia 18 de setembro.
Vale frisar que nem todas as pessoas que moram no Rio Grande do Sul poderão antecipar o saldo. Para ter este direito, é necessário residir em uma cidade que está oficialmente em situação de calamidade pública.
Os pagamentos regulares do Bolsa Família
Como dito, o Bolsa Família começa a ser pago no próximo dia 18 de setembro. O número exato de usuários atendidos em todo o país ainda não foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Em agosto, pouco mais de 21 milhões de pessoas receberam o saldo.
Abaixo, você pode conferir o detalhamento das datas de pagamento do Bolsa Família para este mês de agosto.
- Usuários com NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).