Bolsa Família: cerca de 700 mil serão selecionados em breve
Ministério do Desenvolvimento Social confirmou que cerca de 700 mil brasileiros serão selecionados para fazer parte do Bolsa Família a partir de marçoCerca de 700 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade social serão selecionados para o Bolsa Família em março. São pessoas que cumprem todas as regras de entrada no programa social, mas que mesmo assim não estavam conseguindo receber nenhum pagamento no decorrer dos últimos meses.
A informação em questão foi confirmada pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT). Ele disse que o Governo investiu no processo de busca ativa em parceria com os municípios brasileiros na tentativa de encontrar pessoas que não estavam conseguindo receber o saldo.
Os motivos são os mais variados. Alguns destes cidadãos não estavam conseguindo se inscrever no Cadúnico. Estar nesta lista é uma das exigências para o recebimento do Bolsa Família. Como elas não estavam conseguindo realizar a inscrição, consequentemente também não estavam conseguindo receber o benefício.
Há ainda o caso de cidadãos que até estavam dentro do Cadúnico, mas não estavam conseguindo atualizar os dados. Vale lembrar que os cidadãos que estão dentro desta lista precisam atualizar o sistema ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família.
Novas entradas
O Governo teve acesso aos dados e conseguiu encontrar cerca de 700 mil pessoas que cumpriam todas as regras, mas não estavam conseguindo receber o dinheiro. O Ministério deverá divulgar quem são estas pessoas no decorrer das próximas semanas através do app do Auxílio Brasil e do Caixa Tem.
“Com a busca ativa e a rede do Sistema Único de Assistência Social, que é muito preparada e muito competente, nós temos condições agora de trazer também para o recebimento quem tem o direito e estava na fila, estava fora”, destacou o ministro em nota enviada pela pasta.
Exclusões no Bolsa Família
Ao mesmo passo em que o Governo Federal está preparando novas entradas para o Bolsa Família, novas exclusões também deverão sair do papel. O fato, aliás, é que o número de novos bloqueios deverá ser notadamente maior do que o número de novas admissões.
Em entrevista na última semana, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que deverá excluir ao menos 1,5 milhão de pessoas do Bolsa Família já antes dos pagamentos de março do programa social.
Depois da retirada de usuários, o Governo deve iniciar os pagamentos do adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade. Esta foi uma das principais promessas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado.