Cadúnico: como saber se caí no pente-fino em fevereiro
Pente-fino é o processo se análise das contas do Cadúnico, que tem como objetivo identificar as pessoas que realmente precisam entrar em programas sociaisDentro de mais alguns dias, o Governo Federal deverá retomar os pagamentos do programa Bolsa Família. Segundo o calendário oficial de liberações, os repasses deverão acontecer entre os próximos dias 13 e 28 deste mês de fevereiro. O número exato de beneficiários selecionados pelo Cadúnico ainda não foi divulgado.
Hoje, parte importante dos cidadãos que recebem esta ajuda temem a exclusão do projeto. Tudo porque o Governo Federal alega que já iniciou o processo de pente-fino nas contas do Cadúnico. O objetivo é justamente encontrar as contas que podem ser excluídas do projeto por conta de supostas fraudes.
Segundo a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MPDB) a expectativa é de que algo entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas sejam excluídas do projeto social. Com este movimento, o Governo Federal espera economizar mais de R$ 10 bilhões com o Bolsa Família.
Embora parte dos usuários esteja temendo uma exclusão de suas contas, o mais provável é que estes bloqueios não aconteçam neste mês de fevereiro. Segundo sinalizações do Palácio do Planalto, a maior parte dos cortes deverá acontecer entre as liberações de fevereiro e março deste ano.
De qualquer forma, para que o indivíduo tenha segurança de que vai mesmo receber o saldo em fevereiro, basta realizar uma consulta através do app do Auxílio Brasil. Por este aplicativo, é possível confirmar também a data do pagamento e o valor programado para o depósito.
Cadúnico
O Cadúnico é uma lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. O processo de entrada é sempre definido pelas prefeituras de cada cidade.
É através dos dados do Cadúnico que o Governo Federal define quem são as pessoas que podem entrar em programas sociais como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.
Além do Governo Federal, gestões estaduais e municipais também podem usar os dados do Cadúnico para selecionar cidadãos para os seus projetos locais. É neste sentido que se revela a importância de se entrar neste sistema o quanto antes.
De todo modo, a simples entrada não é a solução. O indivíduo também precisa atentar para a necessidade de atualização constante dos seus dados, e da disponibilização de informações sempre verdadeiras. Esta é a melhor dica para os cidadãos que não querem cair no pente-fino.
Em caso de dúvidas sobre o seu Cadúnico, a dica é procurar uma sede de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima.