Cadúnico: como saber se você entrou na lista do governo

O Cadúnico do governo federal funciona como uma espécie de lista que pode resultar em uma vaga para programas como Bolsa Família

O Cadúnico do governo federal é uma espécie de lista que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Quem está neste registro, tem notadamente mais chances de ser selecionado para programas como Bolsa Família e Auxílio-gás nacional, por exemplo.

Para entrar no Cadúnico, é preciso ir presencialmente até um local indicado pela prefeitura da sua cidade. Na grande maioria dos casos, este local é o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

Quem já fez a inscrição, agora quer saber se o seu nome já consta no Cadúnico do governo federal. A boa notícia é que não é preciso voltar até o CRAS para saber se você já foi selecionado. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a consulta pode ser feita sem sair de casa.

Consultando pelo CPF

Entenda no passo a passo a abaixo como realizar a consulta pela internet, para confirmar se você já está no Cadúnico ou não:

Destaques sobre *** por e-mail

Consulta pelo app Meu Cadúnico

  • Baixe o app oficial (Android | iOS);
  • Toque na opção “Consulta pelo CPF”;
  • Insira seu número de CPF e data de nascimento;
  • Toque no botão “Consultar”.

Pelo site oficial do Cadúnico

  • Acesse o site do CadÚnico (cadunico.dataprev.gov.br);
  • Insira o número do seu CPF e sua data de nascimento;
  • Selecione o botão “Consultar”

Em quanto tempo a confirmação acontece?

De acordo com as informações oficiais, não há um prazo exato para a análise do seu pedido de entrada no Cadúnico. Este prazo costuma variar a depender de uma série de fatores de cada uma das famílias.

Logo depois da realização do cadastro, as informações que foram fornecidas passam pelo processo de análise de validação do governo federal. Em regra geral, este prazo varia entre 30 e 45 dias. Ao menos é o que ocorre na maioria dos casos.

Mas, como dito, esta não é uma regra fechada. Existem casos em que o processo de análise pode demorar mais do que 45 dias. Ao mesmo passo, também existem situações em que uma resposta pode ser dada antes dos 30 dias.

O Cadúnico

Quem entra no Cadúnico, não está automaticamente garantido em um programa social. De todo modo, o cidadão passa a ter mais chances de ser selecionado para uma série de benefícios.

Programas como Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo, usam os dados deste cadastro para decidir quem é que vai poder fazer parte dos pagamentos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis