Cadúnico: mais de 5 milhões terão que fazer recadastramento

Segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, mais de 5 milhões terão que fazer recadastramento do sistema do Cadúnico
- Anúncio -

O Governo Federal deverá convocar no próximo mês de março um recadastramento de ao menos 5 milhões de contas do sistema do Cadúnico. A informação foi confirmada nesta semana pela secretária do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Letícia Bartholo.

Segundo ela, os cidadãos não precisam correr agora para a porta dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). No início de março, o Governo Federal deverá enviar mensagens para as pessoas que precisam realizar este processo. A ideia é focar nas pessoas que se registraram no Cadúnico como famílias unipessoais.

Famílias unipessoais são aquelas formadas por apenas uma pessoa. Entre dezembro de 2019 e dezembro de 2022, o número de registros de contas com esta característica disparou mais de 220%. Em tese, não há nada de errado em morar sozinho e receber o Bolsa Família. Mas o Governo considera que este crescimento é suspeito.

E não é apenas o Governo que tem esta opinião. Ainda no final do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU)  divulgou relatório afirmando que o sistema do Auxílio Brasil propiciava este tipo de golpe, já que todos os usuários recebiam R$ 600 mínimos independente da quantidade de cidadãos que moram em uma mesma casa.

O processo de convocação tem como objetivo se certificar quem são as pessoas que realmente precisam deste saldo, e quem é que precisa ser excluído. Segundo o Ministério, o cidadão que for convocado e não comparecer, correrá o sério risco de ter o programa social bloqueado.

Pente-fino no Cadúnico

Neste mês de fevereiro, o Governo Federal está trabalhando neste pente-fino do Cadúnico. Segundo a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) a expectativa é de que até 2 milhões de pessoas sejam excluídas do programa social. Contudo, o número oficial ainda deve ser divulgado.

Até que as exclusões sejam concretizadas, seguem valendo as normas atuais. Neste mês de fevereiro, o Bolsa Família está sendo pago para pouco mais de 21,8 milhões de pessoas em todas as regiões do país.

Os pagamentos começaram no dia 13 e devem seguir até o dia 28, com direito a uma pausa no calendário para o carnaval. Para saber quando você poderá receber o saldo, basta se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis