Cadúnico: veja por que é importante atualizar cadastro

Quem não atualiza o Cadúnico de maneira correta, corre o risco de sofrer importantes consequências. Veja dicas para não se complicar

Você certamente já ouviu falar no Cadúnico. Trata-se de um cadastro universal mantido pelo governo federal, que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através deste cadastro que o governo pode selecionar pessoas para programas sociais.

Embora o Cadúnico seja gerido pelo governo federal, o fato é que o processo de inscrição é de responsabilidade da prefeitura de cada cidade. Por isso, se você ainda não está no Cadúnico, a dica é procurar a sua gestão municipal para entender como o sistema funciona em sua localidade.

Já estou no Cadúnico

E ao contrário do que muita gente pensa, mesmo as pessoas que já estão no Cadúnico precisam tomar cuidado com o seu cadastro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, é preciso lembrar de atualizar o sistema sempre que necessário.

A atualização do Cadúnico precisa ser feita em duas situações. São elas:

Destaques sobre *** por e-mail

  • Quando há algum tipo de mudança estrutural na família. Estamos falando de mortes,  nascimentos, mudanças de endereço, de emprego, ou até mesmo da escola das crianças. Estas são informações que precisam constar de maneira atualizada.
  • Quando você não atualiza o cadastro há mais de dois anos. A atualização precisa ser feita pelo menos uma vez a cada 24 meses.

Por que é preciso atualizar?

Mas afinal de contas, por que é preciso atualizar o Cadúnico? De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, esta atualização precisa ser feita para que o governo federal entenda quais são as características da sua família.

O cidadão que faz parte de programas sociais e que não atualiza o Cadúnico, corre o sério risco de perder o direito de receber o benefício. O governo federal pode cruzar dados com outros órgãos do governo federal para entender se as informações dispostas no Cadastro Único são verdadeiras ou não.

O Cadúnico

O Cadúnico é a porta de entrada para boa parte dos benefícios sociais do governo federal. É o caso, por exemplo, do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20,8 milhões de pessoas neste mês de junho.

Os pagamentos, aliás, foram iniciados justamente nesta segunda-feira (17). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis