Cadúnico: veja quem pode buscar ajuda do governo, e como entrar no sistema
Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade socialNo meio de um país com uma enorme quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, é natural que cada vez mais pessoas tenham dúvidas sobre o processo de busca de ajuda. Mas acredite, este processo existe, e se chama Cadúnico.
O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem está nesta lista passa a ter mais chances de receber uma série de benefícios sociais como Bolsa Família e Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Cadúnico no Rio Grande do Sul
Neste momento, um assunto que chama muito atenção das pessoas é a situação do Rio Grande do Sul. O estado passa neste momento pelo maior desastre natural da sua história. Dados mais recentes da Defesa Civil indicam que o número de mortos já passa dos 160.
Para além disso, milhares de gaúchos seguem desabrigados ou desalojados. São cidadãos brasileiros que estão precisando de ajuda para se reerguer, e o que pouco deles sabem é que essa ajuda poder ser encontrada justamente no Cadúnico.
Nesta semana, a prefeitura de Porto Alegre anunciou que mesmo as pessoas que não tinham nenhum tipo de cadastro do cadúnico antes da cheias na cidade, podem buscar ajuda em algumas destas sedes.
“De acordo com a coordenação de Gestão de Benefícios e Cadastro Único da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), as equipes estão realizando mutirões nos abrigos provisórios para atender os atingidos pela cheia”, disse a prefeitura.
“Famílias e/ou pessoas de outros municípios e/ou que estejam em outros municípios devem aguardar para atualizar dados onde fixarão residência”, seguiu a gestão municipal.
Nível nacional
Se você não reside no estado do Rio Grande do Sul, deve entender que as regras de entrada do Cadúnico não mudaram. Em regra geral, para entrar na lista do governo federal é preciso pertencer a um destes dois grupos:
- Famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único;
- Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
Mesmo as pessoas que entram no Cadúnico não estão automaticamente garantidas em algum programa social. É preciso esperar até que o seu nome seja incluído na lista de beneficiários pelo governo federal.
Ao entrar no Cadúnico, você apenas eleva a suas chances de ser selecionado, o que pode fazer muita diferença de receber uma ajuda em um momento de dificuldade.