Como usar o Cadúnico para ter descontos na conta de luz

Nem todo mundo sabe, mas algumas pessoas que estão no Cadúnico têm direito ao recebimento de um desconto na conta de luz. Entenda a lógica

Neste mês de fevereiro, as contas de luz deverão ficar mais caras, e este aumento já está preocupando trabalhadores de todo o país. O que nem todos eles sabem é que ao menos uma parte deles pode ter descontos mensais no boleto de pagamento ao final de cada mês, através do Cadúnico.

Segundo as informações oficias, ao menos uma parte dos usuários que estão nesta lista pode receber este desconto. O abatimento varia a depender da situação de cada família e do nível de consumo mensal. Quanto mais o cidadão economiza energia, maior é o desconto.

Até 2021, os cidadãos interessados neste sistema precisavam se descolar até um ponto de atendimento da sua distribuidora de energia para realizar a solicitação. Por este sistema, muitas pessoas que tinham direito aos descontos acabavam não aparecendo e perdendo os abatimentos.

A partir de 2022, o Governo decidiu acabar com este sistema e passou a selecionar as pessoas apenas com base nas informações contidas no Cadúnico. Trata-se, portanto, de um processo automático. Quem está no Cadúnico e preenche os requisitos ganha o desconto automaticamente.

Se você está no Cadúnico e preenche os requisitos básicos, mas mesmo assim não recebe o desconto, é necessário atualizar o sistema. Segundo o Governo Federal, milhares de pessoas que fazem parte da lista acabam não recebendo o abatimento porque estão com o sistema desatualizado.

Destaques sobre *** por e-mail

Além do Cadúnico

Como dito, o Cadúnico não é a única exigência para o recebimento dos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, o cidadão também precisa cumprir outras regras de seleção.

O projeto em questão é voltado para pessoas que estão no Cadúnico e que possuem uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 651 considerando os números atuais.

Outra opção é bancar o direito para as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São idosos com mais de 65 anos de idade, e cidadãos com algum grau de deficiência física e/ou intelectual.

O cidadão também pode ter direito ao desconto se ele fizer parte do Cadúnico, e tiver uma renda per capita total de até três salários mínimos. Neste caso, no entanto, é necessário também que ao menos um integrante da casa esteja doente e precise de ajuda de aparelhos eletrônicos.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a distribuidora de energia da sua cidade para entender o procedimento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis