Desenrola rural: programa poderá ter novo foco em breve

Programa Desenrola poderá ter um braço para atender os pequenos produtores rurais. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu mais detalhes nesta semana

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta segunda-feira (23), que o programa Desenrola poderá ganhar uma nova fase de negociação em breve. Desta vez, no entanto, o foco pode estar nos pequenos agricultores rurais. O chefe da pasta econômica se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT).

Segundo Teixeira, a ideia é criar um programa nos mesmos moldes do Desenrola, que já está em vigência desde o último mês de agosto. Caso o projeto saia mesmo do papel, ele poderia ajudar a regularizar o nome e o acesso ao crédito agrícola de milhares de brasileiros.

“Nós conversamos com ministro Fernando Haddad e tendo em vista o enorme sucesso do programa Desenrola para a sociedade brasileira, nós agora pedimos pra ele se ele nos ajuda a desenhar um programa ‘Desenrola rural’, [para] o pequeno agricultor”, disse Teixeira.

“A ideia é que este trabalhador também possa  participar de um programa para limpar o seu nome e assim tomar um crédito agrícola para voltar a produzir”, disse Teixeira após se reunir com Haddad.

Será preciso esperar

Destaques sobre *** por e-mail

Entretanto, o fato é que ainda não há uma data para o lançamento desta nova plataforma do Desenrola que poderia atender exclusivamente os pequenos produtores rurais. Segundo o Ministro da Fazenda, ainda será preciso realizar novos estudos para que o projeto saia do papel.

“A plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras negociações. Então, eu coloquei à disposição do MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar], para o futuro, a mesma plataforma que foi construída para o atual Desenrola”, anunciou Haddad.

Desenrola segue alcançando altos números

A nova fase do programa Desenrola já atingiu a marca de R$ 1,03 bilhão em descontos desde que foi lançada, há 10 dias. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, que teve acesso aos números através do Ministério da Fazenda, pasta responsável pelo projeto.

Lançada no dia 9 de outubro, a nova fase do Desenrola atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Podem negociar as suas dívidas os seguintes grupos:

  • pessoas que tenham renda per capita de até dois salários mínimos; e
  • que tenham dívidas de até R$ 5 mil; e
  • que tenham contraído esta dívida até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Pessoas que estão dentro do sistema do Cadúnico do governo federal, e que fazem parte de programas sociais como Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo, também podem renegociar suas dívidas nesta nova etapa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis