Governo confirma pagamento do Bolsa Família para quem NÃO tem Cadúnico; veja quem recebe
Governo federal vai iniciar nesta semana um pagamento extra do Bolsa Família para pessoas que não estão dentro do CadúnicoIndependente da região em que você reside, certamente você já ouviu a seguinte frase: “Quem não faz parte do Cadúnico, não pode receber o Bolsa Família”. A frase em si não está errada. Mas ao menos nesta semana, o governo federal optou por abrir uma exceção.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, um pagamento extra do Bolsa Família será realizado nesta quarta-feira (29). O foco dos repasses está nas pessoas que residem no Rio Grande do Sul. O estado passa neste momento pelo maior desastre ambiental de toda a sua história.
Recebimento do Cadúnico
Este pagamento extra será válido para as pessoas que cumprem as regras de entrada do Bolsa Família, mas que não estavam conseguindo receber o benefício. Nas últimas semanas, o governo realizou uma busca ativa em abrigos do RS e encontrou mais de 21 mil famílias nesta situação.
Quem não tem Cadúnico, vai passar a fazer parte do cadastro e vai poder receber o Bolsa Família extra nesta semana. Para além disso, o governo federal também confirmou que estes cidadãos poderão entrar definitivamente na folha de pagamentos.
Isso quer dizer que estas pessoas receberão o Bolsa Família extraordinário nesta quarta-feira (29), e logo depois poderão receber o benefício de maneira regular a partir do próximo mês de junho.
“Estamos garantindo essa folha extra para que essas famílias possam ser atendidas o mais rápido possível, em virtude da situação de emergência e calamidade que se encontram”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
“Nesse momento, a prioridade do Governo Federal, do presidente Lula, é atender quem está em situação de vulnerabilidade”, completou o chefe do MDS.
O Cadastro Único
O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no país. É a partir desta lista que o governo federal pode selecionar usuários para programas sociais como o Bolsa Família, e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Se você se encaixa nas regras de seleção do Cadúnico, basta procurar a prefeitura da sua cidade para entender como o processo de seleção funciona. A inscrição é gerida por cada município.
“Cada uma dessas famílias preenche os requisitos para inclusão no programa e, não só acessarão o Bolsa Família, mais dezenas de outros programas, como o Auxílio Gás, Farmácia Popular e o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo”, completou Wellington Dias em nota divulgada nesta semana.