Governo vai reavaliar o Auxílio Brasil. Saiba evitar o bloqueio do benefício

Será feita uma “Operação Pente Fino” a fim de detectar irregularidades

O Ministério da Cidadania está reavaliando os perfis das famílias aprovadas no programa social do Auxílio Brasil. O objetivo é verificar possíveis irregularidades que descumprem as regras do programa.

Além disso, o Ministério pretende incluir mais famílias no orçamento de junho, que são em torno de 56 mil famílias, de acordo com seus cadastros.

Entretanto, alguns beneficiários poderão perder o direito ao Auxílio Brasil, deixando de receber o benefício nos próximos meses, se comprovado as irregularidades no cadastro.

“Operação pente-fino”

A ação do Governo Federal tem sido chamada de “pente-fino” por realizar a verificação periódica nos cadastros dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Nessa operação, as informações das famílias beneficiadas são reavaliadas a fim de detectar se ainda se enquadram nas regras dos programas sociais.

Destaques sobre *** por e-mail

O Ministério da Cidadania não informa o número de famílias que, a cada mês, têm os pagamentos de Auxílio Brasil suspensos ou cancelados por irregularidades. No entanto, sabe-se que isso vem acontecendo e existem formas de evitar que isso ocorra.

E é isso que vamos explicar agora para você não correr o risco de perder o benefício.

Como evitar o bloqueio do Auxílio Brasil?

Antes de mais nada, devemos esclarecer que o bloqueio e/ou cancelamento do benefício do Auxílio Brasil pode ocorrer devido aos dados da família, inseridos no CadÚnico, estarem desatualizados.

Sendo assim, quando o Governo Federal cruza essas informações do CadÚnico com outras bases de dados e elas divergem, pode ocasionar no bloqueio ou perda do benefício.

Então, para evitar que essa situação ocorra, o responsável da família inscrita no Cadastro Único deve alterar as informações, junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região, sempre que houver alguma mudança ou fazer a atualização dos dados a cada 24 meses. 

Essas alterações incluem:

  • Mudança de endereço;
  • Novo emprego;
  • Mudança na renda familiar;
  • Saída ou chegada de um novo membro na família; entre outras.

O pagamento do Auxílio Brasil para este mês de junho, começa na próxima semana, dia 17, e segue até o dia 30 de junho, de acordo com o número final do NIS.

Como desbloquear o Auxílio Brasil?

Só podem desbloquear o benefício as pessoas que tiveram inconsistências em seus dados no cadastro ou que estavam desatualizadas.

Para as famílias bloqueadas por não atendimento de requisitos básicos do programa, precisará contestar o bloqueio, comprovando que ainda atendem aos critérios exigidos para o recebimento. Isso deverá ser feito no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua cidade ou em um órgão equivalente. 

Documentos necessários

  • CPF e Título de Eleitor do responsável
  • Documento de identificação de todos os membros da família
  • Comprovante de residência
  • Matrícula escolar das crianças e adolescentes.

Uma outra forma de atualizar o cadastro é pelo site do Cadastro Único. Porém, neste caso, só pode ser feito pela internet, quando não houver mudança na situação familiar (mudança de endereço, falecimento, mudança de renda dos membros, etc).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis