Prazo para atualização do Cadúnico está acabando. Veja datas

Parte dos usuários do Auxílio Brasil corre o risco de perder o direito de seguir recebendo o benefício, caso não atualize o Cadúnico dentro do prazo
- Anúncios -

Parte dos usuários que fazem parte de programas como o Auxílio Brasil corre o risco de perder o direito de seguir dentro dos benefícios, caso não atualize o Cadúnico dentro do prazo estipulado. Segundo as informações do Ministério da Cidadania, esta sexta-feira (11) é o último dia para a realização deste procedimento.

Nem todos os mais de 21 milhões de usuários que fazem parte do Auxílio Brasil, ou de outros programas sociais, precisam atualizar o Cadúnico até amanhã. Em regra geral, a atualização precisa ser feita sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver alguma mudança estrutural na família.

- Anúncios -

Qualquer cidadão pode consultar como está a situação do seu perfil sem precisar sair de casa. Basta conferir as informações do app do Meu Cadúnico. Ao consultar os dados, o indivíduo vai perceber se precisa atualizar o seu sistema ou não. O Ministério também está enviando mensagens para as pessoas que precisam de atualização.

Caso o cidadão não tenha atualizado o seu sistema há mais de dois anos, e não tenha tido nenhum tipo de alteração na família neste meio tempo, ele vai poder atualizar o seu perfil sem sair de casa. O procedimento poderá acontecer através do próprio app do Meu Cadúnico, sem maiores problemas.

Contudo, se a família passou por algum tipo de alteração, a atualização precisa acontecer em um ponto físico indicado pela prefeitura da sua cidade. Na maioria das vezes, este local é um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Destaques sobre *** por e-mail

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É a partir deste informativo que o Ministério da Cidadania consegue entender quem precisa entrar em benefícios sociais.

Estar dentro do Cadúnico é uma das exigências básicas para as pessoas que desejam entrar em programas sociais como o Auxílio Brasil, do Governo Federal. Programas como o vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica também usam esta lista como base.

Mas o Cadúnico não é parâmetro apenas para o Governo Federal. gestões estaduais e municipais também podem usar as informações deste sistema para definir as seleções dos seus próprios projetos.

Embora a lista pertença ao governo federal, as prefeituras são as responsáveis pela entrada dos usuários. Assim, caso o indivíduo queira fazer parte do Cadúnico, a primeira dica é entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o procedimento funciona no seu município.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis