A Caixa Econômica Federal anunciou que vai liberar uma nova rodada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos moradores da cidade de Criciúma, em Santa Catarina. O motivo: o município foi atingido em cheio por fortes chuvas no início de agosto. Os atingidos poderão sacar a quantia.
O prefeito da cidade, Clésio Salvaro, decretou o estado de emergência ainda no último dia 10 de agosto. Há relatos de que as fortes chuvas tenham atingido diversos pontos da cidade. O gestor disse que as solicitações já podem ser feitas pelos atingidos.
Ele revelou que os repasses terão valor máximo de R$ 6,2 mil e a solicitação do resgate pode ser feita até o próximo dia 21 de dezembro. Vale lembrar que nem todos os habitantes de Criciúma poderão receber o saldo, mas apenas aqueles que moram especificamente nas 210 ruas mais afetadas.
O saque tem valor máximo de R$ 6.200, e a solicitação de resgate pode ser feita até o dia 21 dezembro. Serão contempladas residências de 28 bairros da cidade.
“Temos trabalhado constantemente no desassoreamento de rios e nas obras do Canal Auxiliar, que já evitaram grandes enchentes na cidade. Infelizmente, durante agosto, muitas famílias nos arredores do Rio Sangão foram atingidas, por isso a liberação desse recurso é tão importante”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
A solicitação do FGTS
Membros da Caixa Econômica Federal afirmaram que os cidadãos não precisam sair de casa para solicitar o saldo. Eles afirmam que é possível realizar a solicitação do dinheiro pelo app oficial do banco até o final do prazo.
“O aplicativo é prático e seguro. É preciso anexar uma foto junto de um documento de identificação, assim como um comprovante de residência da data da calamidade ou de até 120 dias antes dela”, esclareceu o superintendente executivo de varejo da Caixa Econômica Federal, Rudolfo Cabral.
Ele disse ainda que o cidadão que tiver dúvidas e que não tenha nenhuma familiaridade com o sistema digital, pode ir diretamente até uma agência da Caixa não apenas para tirar dúvidas, mas também para solicitar o saldo.
Passo a passo para a solicitação
Caso o cidadão opte pela solicitação pelo app, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o app FGTS e clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”
- Selecione o município de sua residência (Criciúma);
- Clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente.
- Faça upload dos documentos requeridos;
- Confira os documentos anexados e confirme.
Logo depois, a Caixa vai analisar o seu pedido e definir se você vai poder receber o benefício.
