FGTS: Caixa libera nova rodada do saque-calamidade
Mais uma rodada do saque-calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi liberada pela Caixa Econômica Federal foi liberadaA Caixa Econômica Federal liberou nesta semana mais uma rodada do saque-calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Desta vez, os atendidos são as pessoas atingidas pelas fortes chuvas na cidade de Taubaté, em Minas Gerais. Os temporais aconteceram no final do mês de fevereiro.
As pessoas que precisam do dinheiro e desejam receber a antecipação do FGTS não precisam se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Segundo as informações oficiais, é possível solicitar a quantia enviando as documentações de maneira remota através do sistema do aplicativo oficial do FGTS.
Todas as vítimas podem realizar a solicitação até o próximo dia 29 de maio. O valor máximo da retirada do dinheiro é de R$ 6.220, independente do saldo que o trabalhador possa ter em sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Quem pode receber
Para ter direito ao saque, o cidadão precisa ter sido uma das vítimas dos temporais ocorridos em fevereiro na cidade de Taubaté em Minas Gerais.
Além disso, o indivíduo precisa ter algum saldo ativo em sua conta do FGTS. Caso contrário, ele não poderá receber o dinheiro, mesmo que ele tenha sofrido muitas perdas em decorrência das chuvas que atingiram a região.
Para ter direito ao pedido, o cidadão também não pode ter efetuado nenhum saque no sistema do seu FGTS nos últimos 12 meses por este mesmo motivo de calamidade.
Bairros contemplados
A Caixa Econômica Federal já divulgou a lista de bairros de Taubaté que estão dentro do sistema de calamidade. Apenas moradores destas localidades podem solicitar o saque do FGTS agora.
- Alto do Cristo;
- Alto São Pedro;
- Ana Lúcia;
- Bela Vista;
- Belém;
- Bosque da Saúde;
- Campos Elísios;
- Centro;
- Chácara do Visconde;
- Chácara Silvestre;
- Fonte Imaculada;
- Granja Santa Terezinha;
- Jardim América;
- Jardim Ana Rosa;
- Jardim Baronesa;
- Jardim das Nações;
- Jardim Gurilândia;
- Jardim Mourisco;
- Marlene Miranda
- Monte Belo;
- Residencial Colinas;
- Sandra Maria;
- Sítio Tangará;
- Sônia Maria;
- Terra Nova;
- Vila Aparecida.
FGTS em Taubaté
Segundo a Prefeitura Municipal de Taubaté nem todas as pessoas que moram nesses bairros podem ter direito ao FGTS. Na prática, a gestão municipal espera que algo em torno de 70 famílias tenham, de fato, o direito de solicitar o saque do Fundo de Garantia.
Dados da Defesa Civil de Taubaté mostram que o mês de fevereiro registrou o acúmulo de 306 mm de chuva, quando no mesmo período do ano passado foram 174 mm.
“Existem vários pontos de atenção pela prefeitura, entre eles obras em estradas e em córregos, onde precisam ser feitos muros de gabião com pedras, além de escoramentos”, disse o secretário de segurança da cidade, Carlos Alberto de Souza, em entrevista na época.