FGTS segue com proposta de alteração

Está em debate uma nova proposta que visa utilizar o saldo do FGTS como garantia em empréstimos consignados

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode sofrer alterações significativas em breve. O benefício tem como base a proteção do trabalhador em momentos de desemprego e investimentos em habitação e pode ter mudanças.

Está em debate uma proposta que visa utilizar o saldo do FGTS como garantia em empréstimos consignados, que promete facilitar o acesso ao crédito, mas isso tem gerado discussões sobre as consequências.

O saque-aniversário atualmente permite que seja retirado anualmente uma parte do saldo do FGTS. Esse valor pode ser sacado no mês de seu nascimento. Essa medida tem um limite bem menor do que o montante acessível em comparação com o saque total para quando o trabalhador é demitido sem justa causa.

A nova proposta tem benefícios e risco da com o FGTS sendo utilizado para Empréstimos.

Confira os principais

Destaques sobre *** por e-mail

  • Vantagens: Quem defende a medida utiliza o argumento de que o uso dos valores depositados no FGTS como garantia para os empréstimos reduziria as taxas de juros e diminuiria o custo do crédito para os trabalhadores.
  • Desvantagens: Já para os críticos, essa alteração pode prejudicar a utilização dos valores para os trabalhadores adquirirem habitações ou em caso de situações de urgência. Além disso, alegam que compromete a sustentabilidade futura do próprio fundo.

Confira alguns dos impactos diretos ao trabalhador com a mudança no FGTS

Uma das dúvidas fica a cargo do modelo de pagamento dos empréstimos. Essa parte do novo modelo ainda não ficou claro se os descontos seriam feitos automaticamente no saldo do FGTS ou se os pagamentos seriam realizados de forma direto pelo trabalhador.

Isso coloca em risco a segurança financeira destinados à reserva e aposentadoria que o fundo oferece.

Opiniões

  • A Favor: Defendem que a medida aumentaria a segurança financeira e facilitaria a obtenção de crédito.
  • Contra: temor de que as alterações prejudiquem a finalidade primária do FGTS e afetem a proteção ao trabalhador.
  • As alterações que estão na nova medida exigem um debate detalhado e participativo de todos os envolvidos, incluindo trabalhadores, especialistas e políticos.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis