sábado,
1 de novembro de 2025

Fim do saque-aniversário: veja o que diz o Conselho Federal de Economia sobre o tema

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho disse em entrevista que vai tentar acabar com saque-aniversário do FGTS. Conselho Federal se manifestou

- Anúncio -

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) segue firme na ideia de acabar com o saque-aniversário do Fundo de garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo ele, um projeto sobre o tema será enviado ao congresso nacional em breve.

O saque-aniversário do FGTS é uma medida que permite que o trabalhador opte por retirar a quantia todos os anos, sempre no mês do seu nascimento, ou nos dois meses seguintes. Milhões de brasileiros optam por este sistema hoje em dia.

O que disse Marinho sobre o FGTS

Para o ministro do Trabalho, o fim do saque-aniversário do FGTS poderia ajudar os trabalhadores. Ele argumenta que este sistema estaria enganando as pessoas, já que ao entrar no saque-aniversário, o trabalhador perderia o direito de sacar a quantia em caso de demissão sem justa causa.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

“Nós estamos amarrando os últimos detalhes, participando juntos, Ministérios do Trabalho, Fazenda, Casa Civil, para poder encaminhar um projeto de lei ao Congresso”, disse o ministro sobre o projeto que pretende acabar com o saque-aniversário.

Conselho se manifesta

Quem não gosta nada desse movimento do ministro do Trabalho é o Conselho Nacional de Economia. Por meio de uma nota publicada na última semana, o presidente da entidade, Eduardo Reis Araujo, falou sobre o assunto.

“A proposta retira a liberdade do consumidor de usar seu próprio dinheiro; a ideia de estimular o uso do crédito consignado como alternativa é extremamente perigosa”, disse ele. 

“(o fim do saque-aniversário do FGTS) pode levar ao endividamento excessivo; e a queda na taxa de juros anunciada é insignificante e não justifica o risco de endividamento”, completou ele. 

Saque-aniversário do FGTS

Para conseguir acabar com o saque-aniversário do FGTS, Marinho vai precisar contar com o apoio dos parlamentares. Em entrevistas, ele vem dizendo que confia que o congresso nacional vai se sensibilizar com a proposta.

Mas a avaliação interna é de que muito provavelmente o projeto não será aprovado. Hoje, sabe-se que o congresso nacional é de maioria liberal, e muito provavelmente não aceitará mudanças que foram estabelecidas ainda durante o governo Bolsonaro.

Pagamentos seguem

Enquanto uma decisão não é confirmada, os pagamentos do saque-aniversário do FGTS seguem acontecendo normalmente. Neste mês de abril, por exemplo, o saldo está sendo liberado para trabalhadores que fazem aniversário nos meses de fevereiro, março e abril.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações do saque-aniversário para este ano de 2024:

  • Nascidos em janeiro: saques de 2 de janeiro a 29 de março;
  • Nascidos em fevereiro: saques de 1º de fevereiro e 30 de abril;
  • Nascidos em março: saques de 1º de março a 31 de maio;
  • Nascidos em abril: saques de 1º de abril a 28 de junho;
  • Nascidos em maio: saques de 2 de maio a 31 de julho;
  • Nascidos em junho: saques de 3 de junho a 30 de agosto;
  • Nascidos em julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro;
  • Nascidos em agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro;
  • Nascidos em setembro: saques de 2 de setembro a 30 de novembro;
  • Nascidos em outubro: saques de 1º de outubro a 29 de dezembro;
  • Nascidos em novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025;
  • Nascidos em dezembro: saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana