Funcionários do X no Brasil ainda não receberam FGTS, dizem fontes

De acordo com informações de bastidores, funcionários que atuavam no escritório do X ainda não receberam alguns direitos trabalhistas
- Anúncio -

Funcionários que atuavam no X, antigo Twitter, no Brasil receberam com surpresa a notícia de que o escritório seria fechado no país. A decisão tomada pelo CEO Elon Musk ocorreu em meio ao aumento das tensões entre o bilionário e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobretudo na pessoa de Alexandre de Moraes.

De acordo com relatos de pessoas que atuavam no X/Twitter e que não quiseram se identificar, a notícia sobre o fechamento do escritório no Brasil foi dada de surpresa em uma reunião online com todos os representantes. Com a decisão, esses cidadãos perderam seus empregos.

Ainda de acordo com os relatos, a decisão foi recebida com surpresa sobretudo porque a avaliação interna era de que o trabalho que estava sendo realizado pelos funcionários brasileiros estava trazendo um ótimo resultado para a empresa. Mas esse ótimo resultado aparentemente não foi suficiente para fazer com que o Twitter mudasse de opinião. 

“Menos de uma hora depois, meus acessos ao sistema da empresa já tinham sido bloqueados. De maneira geral, foi muito frustrante, principalmente porque o trabalho da equipe estava indo muito bem e tínhamos planos pela frente ”, conta uma fonte em entrevista ao G1.

Pagamentos do FGTS

Ainda segundo esses relatos, o RH da empresa entrou em contato com esses funcionários através do e-mail dias depois. Eles afirmam que foram pagas as verbas rescisórias, com exceção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Esse é um benefício importante para todos os trabalhadores brasileiros que atuam no sistema CLT. Todos os meses, o empregador precisa depositar o equivalente a 8% do salário em uma conta específica.

Quando esse trabalhador passa por uma demissão sem justa causa, e foi isso justamente o que aconteceu com os funcionários do X no Brasil, o cidadão tem o direito de recolher esse saldo. Isso ainda não foi feito pela empresa.

E quando esse depósito será realizado? Ainda não há resposta para essa pergunta. De acordo com os funcionários, a empresa teria informado que ainda não sabe quando esse valor será depositado por causa de um bloqueio das contas indicados pelo STF.

Bloqueio do STF

Explicando a situação: desde que decidiu não cumprir as regras do Superior Tribunal Federal (STF) e retirar do ar algumas contas do X, antigo Twitter, o Supremo decidiu aplicar uma multa diária ao bilionário Elon Musk.

Acontece que essa dívida não está sendo paga, e está acumulando dia após dia. Diante disso, Alexandre de Moraes decidiu bloquear as contas do X, e também da Starlink (outra empresa que faz parte do grupo do bilionário).  

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis