Lista de benefícios que poderão ser antecipados neste mês de maio

Governo federal indicou uma lista com os programas sociais e previdenciários que poderão ser antecipados neste mês de maio. Confira

Moradores do estado do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelas fortes chuvas que castigam o extremo-sul do país poderão ter acesso aos pagamentos de alguns benefícios de forma antecipada. De acordo com o governo federal, as antecipações são de programas de caráter social e previdenciário.

O objetivo da antecipação dos benefícios é justamente ajudar as pessoas que foram atingidas de alguma maneira pelo desastre. Ao antecipar os pagamentos, o governo federal espera que as pessoas consigam usar este dinheiro para comprar itens básicos como comida, por exemplo.

Programas antecipados

No caso de aposentadorias, auxílios e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o cidadão atingido pelas fortes chuvas poderá solicitar uma antecipação. Neste caso, será preciso comunicar a intenção de antecipação ao banco.

Destaques sobre *** por e-mail

Esta é uma regra que vale para os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por outro lado, pessoas que recebem benefícios temporários como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão não podem solicitar a antecipação.

Também nesta semana, a Caixa Econômica Federal anunciou que trabalhadores que residem em cidades que foram atingidas pelas chuvas poderão solicitar a antecipação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Este pedido também deve ser feito pelo trabalhador.

  • Bolsa Família

Outro programa que será antecipado neste mês de maio é o Bolsa Família. Dados oficiais apontam que os usuários que residem em cidades que se encontram em situação de emergência poderão receber o saldo já no próximo dia 17 de maio, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.

Note que neste caso não é necessário solicitar a antecipação dos pagamentos. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, afirmou que a liberação deve ocorrer de maneira automática.

Situação no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul está no meio do maior desastre ambiental de toda a sua história. As chuvas que castigam esta unidade da federação desde o início da semana passada já deixaram um rastro de quase 90 mortes. Ao menos outra centena está desaparecida.

Mais de 300 dos 496 municípios do estado foram atingidos de alguma forma, e mais de 800 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente.

Em Porto Alegre, a situação segue caótica. Os estádios do Grêmio e do Internacional estão completamente alagados. O Aeroporto Internacional Salgado Filho segue fechado sem previsão de reabertura e milhares de gaúchos da cidade seguem sem água potável ou energia elétrica.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis