Lucro do FGTS já está sendo distribuído; veja quem pode receber

Caixa Econômica Federal já começou a distribuir parte do lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Veja o que se sabe

A Caixa Econômica Federal já começou a distribuir parte do lucro recorde registrado pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no ano passado. A informação foi confirmada pelo Ministério do Trabalho e Emprego ainda na última semana.

No ano passado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) registrou um lucro recorde de R$ 23,4 bilhões.  Depois de muitas discussões na reunião do Conselho Curador, ficou definido que os trabalhadores deverão receber 65% desse total, ou seja, algo em torno de R$ 15,1 bilhões.

Quem pode sacar a quantia do FGTS?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que nem todos os trabalhadores têm direito ao saque do lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse é um saldo que só será pago para as pessoas que tinham algum tipo de saldo ativo em sua conta do fundo de garantia no dia 31 de dezembro do ano passado.

Mas mais do que isso, independente de ter o direito ou não, o saldo do FGTS só pode ser sacado em situações extremamente específicas, como em uma demissão sem justa causa, por exemplo.

Destaques sobre *** por e-mail

Para além disso, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser sacado nas seguintes situações: 

  • Aposentadoria;
  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho;
  • Falecimento do trabalhador.
  • Outros casos específicos, como calamidades e doenças graves. 

A data do pagamento

É importante destacar que a liberação do saldo está sendo feita de maneira automática nas contas vinculadas de cada trabalhador.

É possível que você ainda não tenha recebido o seu, porque a liberação está ocorrendo de maneira escalonada. A ideia da Caixa Econômica Federal é realizar todos os pagamentos até o próximo dia 31 de agosto deste ano.

Consultando o saldo do FGTS

Seja como for, mesmo que você não possa sacar o dinheiro agora, qualquer trabalhador que tenha saldo ativo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já pode confirmar se a adição foi realizada em sua conta.

Para tanto, não é preciso sair de casa. Qualquer trabalhador pode verificar se o lucro já foi depositado em sua conta através do app oficial do FGTS, que é gratuito, e que já está disponível para download em celulares Android e iOS.

A consulta, aliás, também pode ser realizada através do aplicativo oficial da Caixa Econômica Federal. O cidadão também pode verificar essa situação através do site oficial do banco. Em caso de dúvidas específicas, a dica é entrar em contato com o seu empregador. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis