Não consigo sacar o valor do FGTS: o que pode ter acontecido?
Em suma, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pelo governo para ajudar os trabalhadores no momento em que ficam desempregados. Dessa forma, há uma garantia que, se o seguro desemprego terminar, eles não ficarão desamparados.
Apesar de ser comum na modalidade de quem atua como CLT, existem muitas dúvidas em relação ao funcionamento do mesmo e quando pode ou não ser sacado. A liberação total do valor ocorre somente quando o colaborador da empresa foi demitido sem justa causa ou houve casos de morte do funcionário e que a família precisa retirar.
Outra alternativa que pode permitir que o indivíduo faça o saque é a famosa “força maior”. Ou seja, quando a região passou por grandes catástrofes naturais.
Apenas ter o saldo liberado não é o suficiente para sacar todo o valor e isso pode causar bloqueios. O melhor a se fazer se tem um valor de saldo e não sabe se pode sacar, é ir até um banco da Caixa e pedir mais informações.
Todo o extrato do que tem para receber deve ser disponibilizado através do aplicativo criado pelo portal GOV e que está liberado para baixar através da Play Store. Para fazer o login, basta que você informe os dados pedidos para confirmar a identidade e consultar todos os saldos.
FGTS e casa própria
O FGTS também pode ser sacado caso o indivíduo tenha o desejo de comprar a casa própria. Logo, é como se houvesse um “empréstimo” no banco em que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser usado como uma forma de garantir o pagamento e o desconto é realizado todos os meses junto à aplicação dos juros necessários.
E então, tem mais alguma dúvida sobre quando e como você pode realizar o saque? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar!