Saque-aniversário do FGTS: veja quais são as vantagens

Saque-aniversario do FGTS é um dos pontos que mais chama atenção dos trabalhadores. Veja quais são as vantagens desta modalidade

Você já ouviu falar em saque-aniversário? Este é um sistema válido dentro do contexto do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço,  mais conhecido como FGTS.  Mas afinal de contas, quais são as vantagens dessa modalidade de retirada?

Válido desde 2020, o saque-aniversário do FGTS está disponível para trabalhadores de todas as regiões do país.  Mas ele não é um item obrigatório, ou seja, cada cidadão pode decidir se quer entrar nesse sistema ou não.

Saque-aniversário é vantajoso?

O trabalhador que opta pelo saque-aniversário do FGTS passa a ter o direito de sacar a sua quantia todos os anos sempre no mês do seu aniversário, ou nos dois meses imediatamente seguintes.

Por outro lado, ao optar pelo saque aniversário do FGTS, o mesmo trabalhador perde o direito de sacar a quantia quando passar por uma demissão sem justa causa.

Destaques sobre *** por e-mail

Por isso, o trabalhador deve pensar bem antes de sair do saque-rescisão para o saque-aniversário do FGTS. Isso porque, ao realizar a mudança, o cidadão terá que passar alguns anos dentro do novo sistema.

“A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020”, diz Caixa Econômica Federal.

Mudanças no saque-aniversário

Outro ponto que também precisa ser considerado pelo trabalhador, é que o atual Governo Federal está em campanha aberta contra o saque aniversário. Atualmente este sistema ainda é válido normalmente.

Entretanto, o ministro do trabalho, Luiz marinho (PT),  vem dizendo que vai enviar um texto ao congresso nacional para pedir pelo fim do saque aniversário. No lugar, ele pretende colocar um novo sistema de consignado para os trabalhadores.

Ainda não está claro se o Congresso Nacional vai aprovar o documento. Fato é que o governo federal pretende realizar mudanças nesse sistema. Por isso, uma dica é esperar até que o poder executivo decide o que vai fazer de fato com essa modalidade de retirada. 

“Estamos negociando com as instituições bancárias e fazendo testes tecnológicos. Vamos fazer o projeto de lei e enviar ao Congresso Nacional”.

“Mais de 90% das obras de saneamento básico no Brasil foram com recursos do FGTS, hoje temos mais de R$ 100 bilhões para a habitação”

Ao menos até que o congresso nacional decida aprovar o novo documento, o cidadão pode seguir solicitando o saque-aniversário normalmente, segundo informações mais atualizadas divulgados pelo governo federal.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis